O governo do Rio Grande do Norte apresentou nesta quarta-feira (15) o novo sistema de Registro Biométrico do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep). A partir do próximo dia 20, a emissão da nova carteira de identidade vai conter, em um só documento, o número da CNH, Cartão SUS, Tipo Sanguíneo, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor e Identidade Profissional, além da coleta digital da fotografia, impressões e assinatura.
As carteiras de identidade emitidas no sistema anterior continuarão válidas, não sendo necessária correria para emitir o novo RG.
"O governo investiu mais de R$ 20 milhões e vai levar este serviço a todas as Centrais do Cidadão e a todos os municípios através de convênio com a Federação das Câmaras Municipais no RN", afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o lançamento, em Natal.
O diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Marcos Brandão, contou que hoje o órgão emite 30 mil identidades por mês e que, com o novo sistema biométrico, "este volume irá duplicar".
A nova identidade virá com um QR Code que será utilizado em aplicativo para Android e IOS, permitindo ao cidadão ter o RG em formato digital. Como principal elemento de segurança, a biometria utilizará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), uma das mais modernas plataformas de identificação humana do país.
Por ser mais segura, a emissão da nova identidade passará por processo rígido de conferência pelo próprio Itep. Por isso, ela não será entregue no mesmo dia. "Vamos começar a trabalhar com prazo cerca de 15 dias para a entrega", afirmou Marcos Brandão.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!