quarta-feira, dezembro 15, 2021

Governo de SP confirma sete novos caso da variante ômicron, e total chega a 13 no estado

A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (15) sete novos casos da variante Ômicron da Covid-19. Com isso, o total chegou a 13 casos confirmados no estado, segundo a pasta.


Um estudo produzido por cientistas da África do Sul apontou que a variante ômicron do coronavírus pode "escapar" de parte da imunidade adquirida por pessoas que já tiveram covid-19. — Foto: Getty Images


Os novos casos foram identificados na capital e são de pessoas que tiveram contato com o último caso detectado no sábado (11). Todos os sete casos são de pessoas com o esquema de vacinação completo e apresentam sintomas muito leves, segundo o secretário estadual Jean Gorinchteyn.


Em nota, a prefeitura da capital declarou que "todos os casos estão sendo acompanhados por profissionais da secretaria" e que os pacientes "estão com sintomas leves e cumprindo a quarentena em casa".



A administração municipal informou ainda que outras 90 pessoas que tiveram contato com os casos confirmados da Ômicron estão sob investigação da Secretaria Municipal da Saúde.


Funcionária mede temperatura de passageiro no aeroporto de Congonhas, em São Paulo — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli


De acordo com a secretaria estadual da Saúde, "o cenário ainda não pode ser considerado de transmissão comunitária" porque os casos continuam estão restritos a pessoas que tiveram contato com outros casos confirmados, e porque ainda está em curso a investigação quanto a deslocamentos internacionais dos pacientes.


"Este tipo situação é tecnicamente denominado como cluster localizado, ou seja, um grupo de pessoas estiveram reunidas no mesmo tempo e espaço e tiveram o mesmo diagnóstico", afirmou a pasta, em nota.


Apesar disso, em entrevista à rádio CBN nesta quarta, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a prefeitura trata os casos mais recentes como transmissão comunitária.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!