Ao longo dos nove primeiros meses de 2021, o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16) flagrou 121 pessoas atuando de forma irregular como profissionais da área no Rio Grande do Norte.
Os dados constam no relatório de fiscalizações, que compreende de janeiro até setembro, e foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo órgão.
Os agentes de orientação e fiscalização do CREF16 encontraram essas 121 pessoas se passando por profissionais de educação física, principalmente na função de orientar e acompanhar treinos em academias de musculação, mas sem a formação adequada para o cargo.
"Estamos buscando melhorar nosso processo de fiscalização para garantir que o serviço da atividade física seja sempre seguro para a sociedade. Infelizmente, o período da pandemia teve vários problemas, como o aumento do número de pessoas atuando ilegalmente e de locais irregulares", lamentou o presidente da comissão de orientação e fiscalização do CREF16, Franklin Deweksley Soares.
"Esse tipo de atitude é danoso à saúde da sociedade, por isso o Conselho busca pela segurança e contamos com a colaboração da sociedade com as denúncias para realizar esse trabalho", reforçou.
O profissional de educação física tem sua atividade reconhecida desde 1998 e é preciso registro no conselho para a atuação na área. O Rio Grande do Norte tem mais de 6 mil habilitados em atividade.
Pessoas identificadas em exercício ilegal são denunciadas ao Ministério Público e podem ter como pena a prisão por dois anos e meio.
O CREF16 reforça que denúncias podem ser feitas pelo e-mail fiscaliza@cref16.org.br, o telefone (84) 3201.2254, e pela ouvidoria do conselho no site oficial.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!