Nas duas primeiras semanas de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 188 incêndios florestais no Rio Grande do Norte. Segundo a corporação, foram cerca de 13 ocorrências registradas por dia.
De acordo com o Comandante do 1° Grupamento de Bombeiros, major Christiano Couceiro, os incêndios aconteceram em áreas urbanas e rurais, principalmente nas regiões Oeste e Seridó, devido a estiagem. "A maioria dos sinistros, infelizmente, acontecem em razão da ação humana com a limpeza de terrenos e na preparação do solo para plantações”, explicou.
Somente na primeira semana do mês, a corporação combateu 101 ocorrências de incêndios florestais em todo o estado.
O Corpo de Bombeiros alerta para que, em caso de necessidade, como os agricultores que preparam seus terrenos, é importante fazer aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, que tem como finalidade prevenir a passagem do fogo para área de vegetação) e observar qual o melhor tempo e horário.
Outra recomendação é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. Caso algum foco de incêndio seja identificado, entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!