Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" neste domingo (26) revela que, entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no 2º turno em 2018, 26% não votariam nele novamente em 2022.
A pesquisa aponta ainda os percentuais de avaliação do governo, confiança nas declarações do presidente e apoio à abertura de um processo de impeachment. Considerando essas questões, a pesquisa aponta que cerca de um quarto do eleitorado de Bolsonaro agora tem opinião de oposição ao presidente.
Veja a rejeição de eleitores de Bolsonaro em 2018 em relação a possíveis candidatos em 2022:
Lula (PT): 66%
João Doria (PSDB): 46%
Ciro Gomes (PDT): 40%
Bolsonaro (sem partido): 26%
Mandetta (DEM): 20%
A pesquisa mostra ainda que 23% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 agora dizem que votariam em Lula em um eventual segundo turno entre os dois. Veja os números abaixo:
Bolsonaro (sem partido): 65%
Lula (PT): 23%
Nenhum, nulo ou branco: 12%
O Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas em 190 municípios brasileiros, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No caso da amostra de eleitores de Bolsonaro, a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Avaliação do presidente
Entre os eleitores de Bolsonaro, 46% consideram a gestão do atual presidente ótima ou boa; 31% a consideram regular; e 22% a avaliam como ruim ou péssima.
Os números são o oposto da pesquisa que avalia a avaliação do governo no total da população. Neste cenário, 53% avalia a gestão Bolsonaro como ruim ou péssima; 24% a veem como regular e 22% a consideram ótima ou boa.
Confiança nas falas do presidente
Entre quem votou no presidente, 25% dizem que nunca confiam nas declarações dele, 34% sempre confiam e 40% às vezes confiam.
Quando analisado o grupo total de eleitores, os números mudam para 57% que nunca confiam no que o presidente diz; 28% confiam às vezes e 8% confiam sempre.
Congresso deveria abrir o impeachment?
A pesquisa Datafolha mostra que entre os eleitores, 24% acham que o Congresso deveria abrir o impeachment contra Bolsonaro, contra 73% que opinam que a Casa não deve fazer isso.
No total da população, a proporção é de 56% favoráveis ao impeachment de Bolsonaro e 41% contrários.
Intenção de voto em 2022
No principal cenário avaliado pelo Datafolha para o primeiro turno, a população declara voto em Lula (44%); Bolsonaro (26%); Ciro Gomes (PDT, 9%), João Doria (PSDB, 4%), Luiz Henrique Mandetta (DEM, 3%) e branco, nulo ou nenhum (11%).
Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018 a ordem é: Bolsonaro (56%); Lula (16%); Ciro (7%); Doria (6%); Mandetta (3%) e branco, nulo ou nenhum (9%).
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!