terça-feira, setembro 21, 2021

Brasil tem média móvel de 524 mortes diárias por Covid e completa uma semana em estabilidade

O Brasil registrou nesta terça-feira (20) 484 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 591.518 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 524. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +14% e aponta tendência de estabilidade pelo sétimo dia seguido, após período de 22 dias seguidos em queda.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/G1


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quarta (15): 597

Quinta (16): 582

Sexta (17): 546

Sábado (18): 565

Domingo (19): 558

Segunda (20): 557

Terça (21): 524

Em 31 de julho o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.



Sete estados apareces com tendência de alta nas mortes: PR, ES, SP, GO, AP, PA e TO.


O estado do Rio de Janeiro não divulgou novos dados de casos e mortes até as 20h desta terça-feira.


O Acre não registrou novos casos nem mortes pela doença em 24 horas. Já Rondônia e Sergipe não registraram mortes em seus boletins do último dia.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 21.246.954 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 12.582 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 32.745 diagnósticos por dia, o que resulta em uma variação de +88% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, passando a indicar tendência de alta.


A média móvel de casos vinha em sequência de queda por 18 dias seguidos até a semana passada, se aproximando de 15 mil diagnósticos diários, mas saltou para acima de 30 mil devido à inserção de dezenas de milhares de casos represados após um ajuste no sistema que concentra esses dados. Ao longo de três dias na última semana, RJ e SP incluíram juntos mais de 150 mil registros de casos por conta desse problema, o que resultou nesse salto na média.


Nesta terça, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia relatou instabilidade no sistema E-SUS Notifica e por isso não divulgou atualização de casos do estado.


Após os casos da última semana, o Ministério da Saúde informou na segunda-feira, por nota, que "vem realizando melhorias no sistema e-SUS Notifica para melhor atender as ações de vigilância". Disse ainda que está à disposição para prestar suporte a gestores, mas que até o momento "não foi procurado por nenhum estado relatando problemas". Os ajustes não prejudicaram a contagem de mortos.


Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!