As estátuas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no bairro Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, foram retiradas da calçada do templo religioso na última semana de agosto pela administração do local.
Segundo a Arquidiocese de Natal, as imagens estavam com a base rachada e, por precaução, foram removidas.
Ao g1 RN, o padre Valdir Cândido de Morais explicou que as imagens foram transferidas para uma área protegida por grades, ainda na parte externa da igreja. "Elas foram colocadas dentro das grades da igreja, onde tem sensores de segurança. Elas ficaram lá e, até então, eu estava esperando que o artista me procurasse para vermos o que fazer", disse o pároco.
Na noite desta segunda-feira (27), uma publicação em uma rede social questionou a atitude da igreja. "Depredação ou abandono? É estarrecedora a imagem das estátuas dos negros jogadas no chão, algumas decapitadas. De quem é a responsabilidade desse ato racista em Natal-RN? A história dos negros merece respeito, nossos monumentos também!", diz o post.
Na manhã desta terça (28), as estátuas foram transferidas para um anexo da Igreja do Rosário dos Pretos. "Em vista desse mal estar dessa foto que essa pessoa colocou nas redes sociais sem saber o motivo, fizemos uma força tarefa juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e transportamos essas imagens para um salão em frente a igreja", contou padre Valdir.
De acordo com o sacerdote, as imagens ficarão guardadas e ainda não se sabe se as elas passarão por restauração, tampouco quando serão recolocadas no local de origem. "Eu, particularmente, não conheço o artista dessas imagens. Uma pessoa que conhecia ficou de fazer contato com ele e me procurar na primeira semana de setembro. Mas, até agora, essa pessoa não me procurou. Então, a restauração depende de uma conversa com essa pessoa, para vermos se seria viável. E também precisamos pedir autorização ao Iphan para colocarmos essas imagens de volta no local de origem, pois elas não são tombadas", explicou.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é a segunda mais antiga de Natal. Com mais de 300 anos de construção, é considerada patrimônio histórico. De acordo com o padre, a igreja é a única no Rio Grande do Norte que mantém celebração da missa em Latim. Segundo a tradição, o templo foi erguido por escravos que seguiam a fé católica.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!