domingo, agosto 01, 2021

Rosa Weber rejeita pedido de Roberto Dias para anular efeitos de prisão determinada pela CPI

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, rejeitou nesta sexta-feira (30) um pedido do ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias para anular os efeitos da ordem de prisão que ele recebeu da CPI da Covid no início do mês.


Roberto Dias recebe ordem de prisão na CPI — Foto: JN


A decisão da ministra se baseou em questão processual. Segundo Rosa Weber, a ação não estava "devidamente instruída", portanto, não havia os documentos necessários para a análise do caso.


Ex-diretor de Logística do ministério, Roberto Dias é investigado por ter, supostamente, pedido propina em negociações para a compra da vacina da Astrazeneca pelo governo federal.


Dias foi detido a mando do presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), ao fim do depoimento que prestou à comissão no último dia 7. Na mesma noite, o ex-diretor pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi solto. 


Ao pedir a anulação da ordem de prisão, a defesa de Roberto Dias tentava evitar que o servidor fosse investigado por falso testemunho e que o caso tivesse outros desdobramentos no Ministério Público Federal.


A defesa aponta que a prisão foi arbitrária e embasada apenas em alegação genérica de falso testemunho, sem qualquer lastro probatório mínimo apto a demonstrar a infração penal imputada.


Os advogados também negam a ocorrência de crime por parte de Roberto Dias e apontam abuso de autoridade na conduta de Omar Aziz. Como a ação foi rejeitada por razões processuais, esses argumentos não foram analisados por Rosa Weber.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!