A exibição de blindados da Marinha nesta terça-feira (10) foi classificada por militares da ativa como um evento “desnecessário”, “inadequado” e que não reflete a posição das Forças Armadas. Ainda, segundo os militares, o ato só serviu para desgastar a imagem da instituição. O evento foi realizado com o incentivo do presidente Jair Bolsonaro.
O Exército foi chamado para estar presente no encontro organizado pela Marinha e é o mais incomodado com a exibição. O comandante Paulo Sérgio Nogueira teve de se permanecer ao lado de Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto para acompanhar o desfile dos blindados.
Entre os militares da ativa, a avaliação é que o evento não deveria nem ter sido preparado por passar a imagem de uma demonstração de força em um momento em que o governo está enfraquecido. Ainda, segundo eles, a exibição é uma forma de colocar as Forças Armadas, uma instituição de Estado, como uma instituição de governo, apoiando politicamente o presidente da República.
Além disso, eles esperavam que o desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios fosse cancelado depois que ele “coincidiu” com o dia marcado para a votação da Proposta de Emenda Constitucional que cria o voto impresso nas urnas eletrônicas. Para eles, o governo poderia ter cancelado o evento, mas queria exatamente passar uma mensagem de intimidação e demonstração de força.
O resultado, segundo os militares, foi exatamente o contrário. O governo sofreu críticas de vários setores da sociedade por causa do desfile, inclusive de seus aliados dentro do Congresso Nacional.
Fonte: Blog do Valdo Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!