A farmacêutica americana Pfizer anunciou nesta segunda-feira (2) uma megaoperação para entregas da vacina contra Covid-19 ao Brasil. Serão mais 17 milhões de doses até 22 de agosto, em 17 voos de Miami (EUA) com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira entrega dessa nova rodada, e que representa o 36º lote, está prevista para esta terça-feira, com 1.053.000 doses.
No domingo (1), a companhia fez duas entregas e completou os 13 milhões de doses que havia anunciado até o início de agosto.
A empresa já entregou 35 lotes ao país, totalizando as 30,1 milhões de 200 milhões de doses da vacina Pfizer/Biontech contratadas pelo governo federal.
Segundo a Pfizer, por conta do aumento no volume de entregas, a farmacêutica irá fazer o transporte por duas companhias aéreas.
“Todo o processo que foi desenhado para o envio dessas doses, o desembaraço aduaneiro ainda nas nuvens implantado pela Receita Federal do Aeroporto de Viracopos, a entrega e distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma célere, vai ser fundamental a partir de agora”, informa, em nota, Lucila Mouro, diretora de vacinas da Pfizer Brasil.
Entregas
Segundo a Pfizer, as doses enviadas ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica.
A farmacêutica prevê entre o final de agosto e setembro a entrega de 52,4 milhões de doses – que fazem parte do primeiro acordo com o governo federal, firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.
O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.
Começou em abril
A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A logística de entrega das doses ao governo federal conta com apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).
"As vacinas são despachadas de avião até o Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, para então seguir viagem rumo ao Brasil. Os imunizantes são descarregados do avião entre 30 minutos e 1 hora, dependendo da quantidade, e enviados para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos", informa a Pfizer, em nota.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!