O projeto Feira Solidária do RN iniciou a sua quinta edição durante a pandemia da Covid. A ação dessa vez visa doar um prato de comida a pessoas em situação de vulnerabilidade social na Grande Natal através de um restaurante selecionado, que utiliza produtos da agricultura familiar.
A ideia da atual edição é: quem quiser participar, compra dois pratos do restaurante por R$ 45 - valor total. Um dos pratos será entregue a quem comprou e o outro será destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A campanha começou na sexta-feira (9) e vai até a quarta-feira (14). Os pratos serão entregues no sábado (17). (Veja mais abaixo como doar).
A ideia nesta edição é ajudar em todo o ciclo: agricultores familiares, restaurantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
"Nós inserimos o ramo dos restaurantes e prospectamos quem se dispôs a utilizar produtos de agricultores familiares. Eles consultaram os agricultores sobre os alimentos disponíveis e elaboraram pratos especiais para a campanha", explicou o professor Tarcísio Gonçalves Júnior, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), coordenador do projeto.
Tarcísio diz que espera que “a ação possa contribuir para fomentar uma cadeia de comercialização de alimentos curta e justa, incentivando e dando visibilidade a iniciativas neste sentido, divulgando os estabelecimentos participantes, além de promover a segurança alimentar, especialmente para os mais vulneráveis”.
A ideia para as próximas edições é inserir mais restaurantes participantes.
Para doar
Para realizar a doação, basta entrar em contato com o contato do projeto Feira Solidária através do número (84) 9 9834-3105 ou do link direto para o WhatsApp (clique AQUI). Mais informações podem ser vistas no perfil do projeto nas redes sociais (clique AQUI).
O restaurante envolvido será o Cajá Cozinha e Mar, que tem pratos que servem duas pessoas. Os pratos disponíveis serão: baião de dois, baião lacto vegetariano e escondidinho de carne de sol.
O restaurante entrega para os bairros: Ponta Negra, Neópolis, Capim Macio, Candelária, Lagoa Nova, Nova Descoberta, Pitimbu, Cidade Nova, Cidade da Esperança, Lagoa Seca, Tirol, Petrópolis, Barro Vermelho, Alecrim, Nova Parnamirim, Cotovelo e Pium.
A entrega vai acontecer no sábado (17) entre 12h e 13h. A compra dos pratos pode ser feita até a quarta-feira (14).
Feira Solidária
A Feira Solidária faz parte das atividades do Projeto de Extensão “Interação EAJ/UFRN e a Agricultura Familiar”, aprovado no Edital UFRN/PROEX/EAJ nº 001/2020. O projeto visa incentivar ações de comercialização de alimentos organizadas em uma cadeia mais curta e justa.
A Feira Solidária é um movimento que articula uma rede de voluntários e instituições parceiras na tentativa de fomentar este processo e de amenizar os efeitos da pandemia, especialmente para os produtores da agricultura familiar e pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem na região metropolitana de Natal. Em quatro edições, foram arrecadados distribuídos mais de 15 toneladas de alimentos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!