Páginas

segunda-feira, julho 26, 2021

Covid: Com mais UTIs disponíveis que ocupadas, RN chega à menor taxa de ocupação de leitos em 2021

Com taxa de ocupação de 42,8%, o Rio Grande do Norte começou a semana com 192 leitos de UTI para Covid-19 disponíveis, segundo dados do sistema Regula RN, atualizados por volta das 8h30 desta segunda-feira (26).


Leitos de UTI Covid-19 no Seridó e Oeste do Rio Grande do Norte, RN, leito crítico — Foto: Divulgação/Sesap


O estado terminou o domingo com taxa de ocupação de 44,25% e média móvel de 47,8% - considerando os números dos últimos 7 dias. Tanto a taxa diária como a média são as menores registrados em todo o ano de 2021.


A última vez que o estado tinha chegado a índices tão baixos foi em novembro de 2020, de acordo com o sistema.


Taxa de ocupação por volta das 8h30 desta segunda-feira (26) no RN — Foto: Regula RN


A taxa ficou mais baixa mesmo com a "reversão" de parte dos leitos em leitos gerais, para atendimentos de outras doenças. O estado chegou a ter 406 leitos de Covid operacionais em maio, quando ainda registrava filas de espera por UTIs. Neste domingo eram 339 - 67 a menos.


Na manhã desta segunda (26) estado tinha 145 leitos ocupados e outros 15 bloqueados, segundo as informações oficiais do sistema utilizado na administração dos leitos.


A região Oeste era a que tinha a menor ocupação, com apenas 30% dos leitos ocupados. A região metropolitana de Natal tinha ocupação também abaixo dos 50%, com 47,4% de ocupação. Já no Seridó, a taxa era de 55,6%.


Taxa de ocupação é a mais baixa registrada no ano — Foto: Regula RN


O governo do estado atribui a redução da ocupação à vacinação da população. O estado, que tem 3,5 milhões de habitantes, já registrou mais de 2 milhões de doses aplicadas. Mais de 500 mil potiguares já tomaram as duas doses e são considerados imunizados.


Por causa da redução da taxa de ocupação e dos demais índices da pandemia, o estado marcou a volta às aulas presenciais na rede pública estadual para esta segunda-feira (26) e autorizou a retomada gradual de eventos.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!