Mais dois pacientes de Mato Grosso do Sul, com quadros graves para Covid, foram enviados à capital paulista, nesta segunda-feira (7), totalizando o remanejamento de sete pessoas do estado para São Paulo.
De acordo com a SES, a previsão do embarque dos pacientes, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), era para às 16h, na base aérea da capital com destino o aeroporto de Congonhas. O avião levantou voo com os dois pacientes por volta das 17h30 (horário local).
A princípio, seriam levados três pacientes graves com Covid a São Paulo, nesta segunda (7). Porém, a secretaria estadual de Saúde (SES) informou que uma das pessoas passou mal durante o trajeto até o ponto de embarque, em Campo Grande, e teve que retornar à unidade de saúde em que estava.
Aterrissando em São Paulo, uma pessoa será encaminhada para o Hospital Geral Vila Penteado e a outra para Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.
As transferências para outros estados estão sendo feitas pois Mato Grosso do Sul "está na situação de eminente colapso da saúde provocado pelo agravamento da pandemia", de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
Somente nesta segunda foram confirmados mais 1.650 casos novos e 63 mortes; as UTIs estão com ocupação de 109% e o estado está mandando pacientes graves para outras unidades da federação.
Além de grande número de infectados e mortes, o estado registra uma superlotação nos hospitais. Nesta segunda, 1.303 pacientes estão internados, sendo 751 em leitos clínicos e 552 em unidades de terapia intensiva (UTIs).
Mato Grosso do Sul tem ainda uma fila com 271 pacientes com Covid ou suspeita de que estão com a doença na fila por um leito clínico ou de UTI nos hospitais.
A Central Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul está levantando a possibilidade de novas transferências. O estado realiza tratativa para a transferência de pacientes para o município de São Bernardo do Campo (SP) e para o Amazonas.
Outros envios
As transferências de sul-mato-grossenses para outros estados começaram na quarta-feira (2). Uma paciente de Bonito foi encaminhada para Porto Velho, em Rondônia. O estado havia oferecido 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) ao governo de Mato Grosso do Sul.
Na sexta-feira (4), mais 7 pacientes de Dourados seguiram para Rondônia, e, no sábado (5), mais um caso grave, desta vez do município de Itaquirai, foi enviado para o estado, totalizando nove transferências.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!