Páginas

domingo, junho 27, 2021

Festa "normal" sem máscara é cancelada na França por falta de voluntários



Milhares de jovens mundo afora não veem a hora de poderem aproveitar uma balada “como antes” da pandemia de coronavírus. Mas, na França, duas festas-testes, pela primeira vez em um contexto “normal”, tiveram de ser canceladas neste sábado (26), em Paris. Não havia voluntários suficientes para realizar as experiências, coordenadas por um centro de pesquisas francês.


Os testes foram adiados para “uma data futura”, explicaram os organizadores. O objetivo era avaliar a contaminação num ambiente fechado em que todos os participantes estariam vacinados com duas doses contra a Covid-19 e não precisariam usar máscaras. Também não haveria limite de lotação das boates – pelo contrário, a capacidade máxima preenchida era um dos seus pré-requisitos.


As casas noturnas devem reabrir na França com um limite de 75% da capacidade, entre outras medidas sanitárias, a partir de 9 de julho. Antes desta data, os pesquisadores queriam verificar qual o potencial de transmissão do vírus sem tantas precauções, em meio a pessoas completamente vacinadas.


DJs famosos escalados

Para estes dois testes, os cientistas da agência ANRS/Doenças Infecciosas Emergentes, em parceria com os hospitais públicos de Paris, esperavam reunir cerca de 4,4 mil participantes, de 18 a 49 anos. Porém, “o número de voluntários não foi suficiente para permitir ao estudo chegar a resultados conclusivos, no contexto epidêmico atual”, explicaram os coordenadores da experiência Reviens la nuit (“volte, noite”, em tradução livre), em um comunicado divulgado nesta manhã.



Os testes deveriam ocorrer entre 23h e 6h, nas boates parisienses Cabaret sauvage (no 19º distrito) e Machine du Moulin Rouge (18º distrito). DJs famosos, como Laurent Garnier, estavam escalados para animar as baladas.


“As equipes científicas, logísticas e artísticas permanecem mobilizadas e unidas neste projeto, para uma experiência que ocorrerá em uma data futura, quando toda as condições necessárias para a sua realização serão favoráveis e mais propícias ao tempo da pesquisa”, explicou a equipe do Dr. Jérémy Zeggagh, coordenador do projeto.


Regras para o segundo semestre

Na “vida real”, as boates reabrirão para um público vacinado ou com teste negativo para a Covid-19, e o uso de máscaras permanecerá recomendado em lugares fechados. O estudo não causaria modificações nestas regras, mas os pesquisadores esperavam que as suas conclusões, previstas inicialmente para o fim de julho, pudessem, eventualmente, ajudar o governo francês a readaptar as determinações no segundo semestre.


Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!