Disponível desde o final de 2020, a nova Delegacia Virtual (Devir) da Polícia Civil - que permite o realização de boletins de ocorrência pela internet 24 horas por dia - teve mais de 23 mil registros, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública nesta segunda-feira (3).
Delegacia Virtual funciona 24 horas por dia — Foto: Sesed/Divulgação
De acordo com a pasta, no período entre 21 de dezembro de 2020 e 22 de abril de 2021, foram analisados 23.128 boletins, sendo 21.536 aprovados.
Do total, o tipo de ocorrência que apresentou maior índice foi de perda e extravio de documento, com 10.416 boletins registrados, o que representa mais de 45% do número total de registros no site.
Em seguida, as ocorrências de estelionato, furto, roubo e acidente de trânsito sem vítima tiveram os maiores números.
Como funciona
A delegacia virtual possibilita a comunicação de ocorrências de "menor potencial ofensivo" como:
Perda ou extravio de documento ou objeto
furtos
roubos
ameaça
estelionato
calúnia
injúria
difamação
acidente de trânsito sem vítima
dano
vias de fato
pertubação do sossego
desaparecimento de pessoa
constrangimento ilegal
maus-tratos contra animais
Para acessar a Delegacia Virtual e fazer o registro de um Boletim de Ocorrência pela internet, o usuário pode acessar o sistema pela aba no site da Polícia Civil.
Após selecionar o estado, o usuário é direcionado para uma área onde recebe orientações e posteriormente escolhe o tipo de registro que deseja fazer.
Modernização
A utilização da Delegacia Virtual, desenvolvida pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), faz parte do projeto de modernização dos processos de segurança pública. A ferramenta foi implantada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), segundo a Sesed.
“A Devir vem possibilitar um aumento considerável no acesso do cidadão ao registro policial, sem falar que nos permitirá reduzir consideravelmente a subnotificação de ocorrências diversas, o que poderá impactar diretamente nos números estatísticos do estado e termos dados mais precisos da realidade pra melhor planejar a política de segurança pública do RN", afirmou o secretário executivo do Comitê Gestor do Sinesp no RN, Francisco Reginário.
Para a delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva Gomes, a Delegacia Virtual é uma ferramenta que “facilita e amplia o atendimento à população, principalmente neste momento de pandemia, permitindo que a pessoa registro o seu boletim de ocorrência em casa e evitando aglomerações na delegacia. Além disso, ela dá mais agilidade às equipes de investigação, que receberão a comunicação da ocorrência em um tempo mais rápido, otimizando o atendimento e o uso do efetivo policial”.
Fonte: G1
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