Páginas

sexta-feira, abril 30, 2021

Mais de 7 mil doses da vacina da Pfizer serão enviadas ao RN

Ao todo, 7.200 doses da vacina da Pfizer devem chegar ao Rio Grande do Norte nos próximos dias, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). As doses devem ser usadas para imunizar pessoas com comorbidade.


Profissional de saúde prepara dose de vacina da Pfizer/BioNTech — Foto: Pascal Guyot/AFP


A previsão inicial do Ministério da Saúde e da Sesap era de que as doses chegariam até o sábado (1) no RN. Após uma reunião, a pasta nacional informou que distribuição vai iniciar na segunda-feira (3) para os estados do país.


O motivo é a logística para o armazenamento. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses precisam estar mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. Além disso, a carga precisa ser armazenada em câmaras frias com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.


"Se ela chegasse no final de semana, já ia comprometer mais ou menos dois dias da vida útil dela. À medida que a temperatura de armazenamento vai subindo, diminui a validade dessa vacina. Quando ela é armazenada a -70°C, a validade dela é de seis meses, que é a validade do fabricante. Quando é armazenada - 25°C, a validade dela cai pra 14 dias. E quando ela é armazenada -2°C a -8°C, a validade dela é de 5 dias", explicou Elaine Alves, farmacêutica da rede de frio do RN.


"Foi por isso que também houve essa organização pra que a gente recebesse no início da semana, pra que a gente pudesse disponibilizar o mais rápido possível até as salas de vacina para ser utilizada".


Por esse motivo, a Secretaria de Saúde confirmou que todas as doses recebidas pelo estado ficarão em Natal, seguindo a recomendação do órgão nacional.


O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação da vacina da Pfizer é de 21 dias.

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária.


Armazenamento

O governo do RN tem um desses congeladores necessários para o armazenamento da vacina da Pfizer na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Já a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui sete ultrafreezers entre Natal e Caicó e disponibilizou os equipamentos em janeiro para auxiliar no armazenamento das vacinas. Em nota, a universidade disse que "permanece válida a disponibilização dos equipamentos, conforme ocorra a demanda da gestão pública".


Inicialmente, a distribuição vai ser feita -25°C. A partir do mês de junho, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é de que o governo federal distribua ultrafreezers aos estados para que o armazenamento contribua com o prolongamento da validade da vacina. O RN espera receber 6 ultrafreezers.


"Quando for em junho, o Ministério vai passar a entregar essas vacinas pra gente, no estado, a -80°C, porque ele está fazendo a aquisição de ultrafreezeres pra todas as unidades federadas. Nós, aqui, do Rio Grande do Norte, vamos receber seis. Então, a partir do momento que aqui na rede de frio estadual a gente tiver os ultrafreezers, o Plano Nacional de Imunização vai fazer a entrega diretamente aos estados a -80°C", disse Elaine.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!