O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) recomendou à prefeitura de Tibau, município do litoral Costa Branca, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, que isole a falésia Pedra do Chapéu por conta dos riscos de desabamento no local.
Pedra do Chapéu é ponto turístico no município de Tibau e corre risco de desabamento — Foto: Idema
A recomendação foi enviada em uma notificação nesta segunda-feira (29) e se deu após partes da falésia deslizarem por conta de um processo erosivo e interferência humana. Não há até o momento, segundo o Idema, nenhuma ação preventiva na área.
Em novembro de 2020, parte de uma falésia na praia de Pipa, no litoral Sul potiguar, caiu e matou um casal, o filho deles, de 7 meses, e o cachorro. O acidente acelerou um processo de investigação das falésias na região e o trecho foi isolado do uso público.
No documento entregue nesta segunda-feira (29), o Idema sugere que a prefeitura de Tibau promova algumas ações preventivas para evitar os acidentes, como: isolar a área, instalar placas de sinalização, colocar fiscais municipais alertando do perigo, promover uma campanha educativa com pescadores e frequentadores da área, interditar a passagem de veículos próximo a falésia, além da divulgação com mensagens de alerta nas redes sociais para que os turistas evitem passar próximo ao local de risco.
No domingo (28), a equipe de fiscalização do Idema inspecionou a Pedra do Chapéu e foi averiguado que a área afetada sofre "um processo erosivo muito grande, uma ação antrópica (realizada pelo homem) e da natureza que têm intensificado os deslizamentos de pedras".
“A situação requer muito cuidado e atenção das autoridades para evitar uma tragédia, o ambiente está sem sinalização e a população indo muito próximo do monumento, e ainda tem carros trafegando", alertou a fiscal do Idema, Lissandra Cavalcanti.
Segundo a fiscal, a prefeitura garantiu que vai adotar as medidas. "O nosso encontro com a prefeita de Tibau, Lidiane Marques da Costa, ocorreu de forma muito positiva. E a gestão municipal vai acatar nossas solicitações. Na ocasião, a prefeita nos solicitou vistorias nas áreas de dunas que vamos atender prontamente".
A Pedra do Chapéu está situada na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará e é muito frequentada por banhistas e turistas
Vista do monumento da Pedra do Chapéu, em Tibau, no interior do RN — Foto: Idema
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!