segunda-feira, março 15, 2021

Em carta a governadores, 'Pacto pela Vida' critica atuação do governo federal na pandemia



As seis entidades signatárias do 'Pacto pela Vida e pelo Brasil' entregaram nesta segunda-feira (15) ao Fórum Nacional de Governadores um documento com críticas à condução do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no país.


As organizações pedem que a população seja vacinada o quanto antes e que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel no combate à crise sanitária.


A carta, intitulada "O povo não pode pagar com a própria vida!" e lançada na semana passada, é assinada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns).


Em um evento virtual, que marcou a entrega do documento, o governador do Piauí, Wellington Dias, que é coordenador da temática da vacina no fórum de governadores, ressaltou a importância de união de esforços neste momento. “Um por todos e todos por um”, disse.


Estavam presentes ainda os governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Ceará, Camilo Santana; do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e do Espírito Santo, Renato Casagrande.


O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, que é prefeito de Campinas (SP), também participou do evento e endossou o conteúdo da carta.


Ele defendeu a necessidade das medidas de restrição social para frear o avanço da doença e lamentou a hostilidade sofrida por prefeitos por parte da população, estimulada pelo governo federal.


“Ninguém está tomando medidas restritivas com alegria no coração”, afirmou.


Negacionismo

Na carta, as entidades afirmam que o “negacionismo” da gravidade da pandemia mata e que o vírus não será dissipado com “discursos raivosos e frases ofensivas”.


“É hora de estancar a escalada da morte! A população brasileira necessita de vacina agora. O vírus não será dissipado com obscurantismos, discursos raivosos ou frases ofensivas. Basta de insensatez e irresponsabilidade. Além de vacina já e para todos, o Brasil precisa urgentemente que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel, sendo indutor eficaz das políticas de saúde em nível nacional, garantindo acesso rápido aos medicamentos e testes validados pela ciência, a rastreabilidade permanente do vírus e um mínimo de serenidade ao povo”, diz trecho do documento.

Segundo as entidades, é “notória” a ineficiência do governo federal, classificado como primeiro responsável pela tragédia”.


“A ineficiência do governo federal, primeiro responsável pela tragédia que vivemos, é notória. Governadores e prefeitos não podem assumir o papel de cúmplices no desprezo pela vida. Assim, apoiamos seus esforços para garantir o cumprimento do rol de medidas sanitárias de proteção, paralelamente à imunização rápida e consistente da população”, afirmam.

O documento diz que um auxílio emergencial digno e pelo tempo que for necessário é imprescindível para salvar vidas e defende que a imprensa atue de forma livre transmitindo informações confiáveis e com base científica.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!