O número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 ultrapassou nesta quarta-feira (24) o número de casos confirmados da doença desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte. A vacinação começou no estado no dia 19 de janeiro.
Vacinação contra Covid-19 no RN — Foto: Divulgação
De acordo com o RN+ Vacina, sistema que monitora a imunização no estado, 189.642 pessoas receberam pelo menos uma das doses até as 15h desta quarta. Isso representa cerca de 5,3% do total de 3,5 milhões de habitantes do estado, o que significa que a maioria da população ainda segue com o risco de contaminação e agravamento da doença.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atualmente o estado tem 188.428 casos confirmados da doença desde o início da pandemia. O primeiro caso registrado no RN foi no dia 12 de março de 2020.
É importante indicar, no entanto, que o estado ainda tem 67.408 casos suspeitos de Covid-19 que não foram confirmados até o momento, segundo a Sesap. Há também 112.950 casos de síndrome gripal não especificada, que são casos suspeitos considerados inconclusivos, pois não houve diagnóstico laboratorial.
Em relação à imunização, o RN+ Vacina indica nesta quarta que mais de 60 mil pessoas também já tomaram a segunda dose. No estado, duas vacinas estão sendo aplicadas: a CoronaVac, com prazo para aplicação da segunda dose em até 28 dias, e a Oxford/AstraZeneca, com prazo de aplicação da segunda dose após três meses.
Profissional mostra dose da vacina Coronavac aplicada em drive thru na Arena das Dunas em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Os mais vacinados até o momento foram os idosos, com mais de 86 mil, e os trabalhadores da saúde, com mais de 64 mil pessoas. Estão sendo também vacinados população indígena, quilombolas e idosos institucionalizados.
Com a maior população do estado, a capital Natal foi quem mais aplicou vacinas. Até esta quarta-feira, foram 67.862 doses aplicadas, cerca de 7,6% da população de mais de 890 mil pessoas. Com 300 mil habitantes, Mossoró aplicou 23.169 vacinas. Já Parnamirim aplicou 16.834.
Os municípios avançaram nesta semana para a vacinação de todos os trabalhadores da saúde da linha de frente, população de rua, e idosos a partir de 72 anos de idade, como foi o caso da capital Natal.
O município de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, já anunciou que começa a vacinar idosos a partir de 68 anos na próxima terça-feira (30).
Segundo o RN+ Vacina, o estado recebeu até o momento 470 mil doses de imunizantes, sendo 387.040 da CoronaVac e 83.500 de Oxford/AstraZeneca.
Momento crítico
Apesar do avanço das faixas etárias da vacinação, o estado vive um momento crítico da pandemia, já que cerca de 95% da população ainda não está imunizada. Segundo o Regula RN nesta quarta, o estado registrou mais de 96% de ocupação dos leitos críticos - a taxa está nesse nível há cerca de duas semanas. Regiões Oeste e Seridó estão com 100% de ocupação.
A fila de espera por um leito crítico está com 131 pacientes para apenas 14 leitos disponíveis.
Segundo dados da Sesap, 99 municípios do estado tiveram a situação da pandemia agravada entre os dias 12 e 23 de março. Um levantamento do G1 também apontou que 32 cidades do RN registraram mais casos de Covid-19 nos três primeiros meses deste ano do que em todo o ano de 2020.
O número de internados também bate recordes diariamente. De acordo com o último boletim epidemiológico, o estado tem 1.102 pacientes com Covid-19 em tratamento nos hospitais do estado. O RN também registra mais de 4,2 mil mortes pela doença desde o início da pandemia.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!