Treze novos leitos críticos vão começar a ser instalados no município de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (3). Serão 10 leitos de UTI no Hospital São Luiz (com 70% de custeio do estado e 30% do município), e um leito de UTI e dois semi-intensivos no Hospital Regional Tarcísio Maia.
Novos leitos serão instalados em Mossoró, no RN — Foto: Divulgação/Sesap
Além desse leitos críticos, serão abertos mais 10 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes, totalizando 23 novos leitos.
Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai à Mossoró nesta quarta-feira (3) para iniciar a ampliação e a expectativa é de que todos os leitos estejam preparados até a próxima semana.
"Depende de equipamentos, monitores e respiradores e também de bombas de infusão, além da contratação de pessoal. Está na nossa programação para que até a próxima semana a gente consiga ativar os novos leitos tanto na região de Mossoró, como nas regiões próximas de Natal, como João Câmara, São Paulo do Potengi e Santo Antônio. E também no Giselda Trigueiro, João Machado e Jospital de Macaíba", disse o secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia.
A Região Oeste chegou a bater 100% dos leitos críticos ocupados nos últimos dias. Segundo o Regula RN, que monitora as internações no Rio Grande do Norte, a região atualmente tem 97% de ocupação dos leitos críticos. O Rio Grande do Norte tem 94%.
"Nós estamos com todos os leitos de UTI de Mossoró ocupados, assim como os leitos de enfermarias. E estamos também com pacientes nos interiores aguardando leitos aqui. Tratamos de uma situação crítica, em que a gente precisa, além da criação de leitos, da ajuda da população pra que a gente supere esse momento", disse a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.
Com a abertura dos novos leitos no municípios como assistência à região, o Hospital São Luiz terá 75 leitos Covid-19 - sendo 50 leitos de UTI e 25 leitos clínicos. O Hospital Rafael Fernandes terá 20 leitos– sendo 10 de UTI e 10 leitos clínicos - e o Hospital Tarcísio Maia terá 10 leitos de UTI, além dois leitos semi-intensivos.
O Governo do RN também planeja, para a Região Oeste, mais dois leitos de ventilação pulmonar em Apodi e seis leitos clínicos em Assu.
Após o agravamento da Covid-19 no estado, o Poder Executivo anunciou que iria abrir 97 novos leitos para tratamento da doença. Desses, 37 já estão em funcionamento: no Hospital de Campanha de Natal (10), Hospital Onofre Lopes (9), Giselda Trigueiro (2), Hospital João Machado (2), São Gonçalo do Amarante (10), Pau dos Ferros (3) e João Câmara (1).
Além disso, estão ainda com a ampliação em curso 11 leitos no Giselda Trigueiro, 20 leitos no João Machado, 10 leitos no Hospital da Polícia Militar e 4 leitos em Macaíba, além dos leitos de Mossoró. O total efetivamente será de 105 novos leitos.
Pandemia no RN
Com mais de 90% de ocupação de leitos críticos no estado, o RN tem mais de 800 pessoas internadas pela Covid-19 no estado - número que não foi atingido em nenhum momento da primeira onda da doença. Nesta terça-feira (2), o estado registrou mais 28 mortes mais de 700 novos casos da doença.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!