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terça-feira, março 02, 2021

Banco Central oferece ferramenta para saber se dados pessoais foram usados indevidamente



O Banco Central oferece na internet uma ferramenta segura para você saber se os seus dados pessoais foram usados indevidamente por algum golpista. Com o megavazamento de informações sigilosas, essa preocupação cresceu muito no Brasil e a exposição a riscos também.


Marina Soares, que é profissional de educação física, começou a comprar pela internet por causa da pandemia. Da última vez, estranhou a demora na entrega do produto e quando foi conferir no site viu que o nome dela foi usado para outras compras, mas com outro cartão:


“Eu comecei a ver que os dados estavam divergentes. Só o meu nome estava igual. Como não era o meu cartão, enfim, não saiu saldo nenhum na minha conta bancária, nada disso, eu deixei quieto, deixei a história quieta”.


Só em 2021, milhões de brasileiros tiveram seus dados vazados ilegalmente. Informações que podem ser usadas por criminosos para fazer cartões de crédito, empréstimos, financiamentos ou abrir conta em bancos. A cada dia surge um novo golpe.


“Eles estão fazendo isso agora, mandando boleto falso, IPVA falso. Sem querer, você vai e clica em um site não confiável e abre uma porta para que o bandido possa falar com você. Então todo cuidado é pouco”, explica a consultora de big data Alessandra Montini.



Tem muita gente pesquisando na internet para saber se teve os dados vazados. Segundo especialistas, existem alguns sites que oferecem o serviço, mas na verdade é mais um golpe. Uma forma segura é consultar o extrato que é emitido pelo Banco Central.


O serviço, chamado Registrato, pode ser acessado pelo computador ou por meio do aplicativo do seu banco.


É possível saber em que bancos você tem relacionamento, dívidas, financiamentos ativos, operação feita com moeda estrangeira e criação de chaves PIX.


Com os megavazamentos, a procura por esse serviço deu um salto. De janeiro para fevereiro de 2021, o número de novos cadastros no Registrato cresceu 209%. Já o número de relatórios emitidos aumentou 257%.


O Banco Central alerta a quem desconfiar que caiu numa fraude e está com uma pendência financeira.


“Primeiro é buscar mais informações com a instituição financeira. Não conseguindo contato ou a resposta não sendo satisfatória, você tem, também, o recurso de registrar a reclamação no Banco Central, em algumas situações, caracterizadas aí as situações de golpe e fraude, também tem a indicação de procurar a polícia e a Justiça para eventuais reparos”, afirma Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central.



Fonte: Jornal Nacional 

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