A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou nesta quarta-feira (3) que a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, da CoronaVac, acontecerá entre os dias 10 e 17 de fevereiro. Essas datas são apenas para quem recebeu as primeiras doses da vacinação (profissionais da saúde e idosos institucionalizados), que começou no dia 20 de janeiro.
Segunda dose da CoronaVac será aplicada neste mês em profissionais da saúde e idosos institucionalizados — Foto: Vanessa Fernandes/G1 RR
A decisão foi informada em uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A distribuição das vacinas ficou acordada para começar na próxima segunda-feira (8).
Além disso, o prefeito Álvaro Dias (PSDB), em reunião com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, disse que foi confirmado o recebimento de mais 51.800 doses da vacina da CoronaVac até o próximo fim de semana em todo o estado.
Enquanto aguarda a chegada, os municípios se organizam para a aplicação da segunda dose. As datas entre 10 e 17 de fevereiro foram definidas baseadas na norma técnica da CoronaVac, que aponta que o espaço entre a primeira e a segunda dose deve ser de 21 a 28 dias.
Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Essa etapa só serve para pessoas que tomaram a primeira dose no lote inicial, utilizado na abertura do plano de operacionalização para vacinação contra a Covid-19 do estado. "A vacina só será aplicada em quem levar o seu cartão físico, mostrando que tomou a CoronaVac e na data certa", explicou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho.
As segundas doses para quem recebeu a vacina de Oxford/AstraZeneca são aplicadas apenas após 12 semanas.
Novas doses
Segundo o prefeito Álvaro Dias, mais 51.800 doses (259 caixas) da CoronaVac, produzidas em parceria com o Instituto Butantan, serão encaminhadas para o estado até o fim de semana. A informação foi repassada ao prefeito pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante audiência. Álvaro Dias cumpre agenda em Brasília.
Segundo o prefeito, a previsão é de que aproximadamente 13 mil doses fiquem em Natal, considerando que a cidade abriga 25,19% da população do Estado.
Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e prefeito de Natal Álvaro Dias — Foto: Divulgação
“Tratamos de vários assuntos, entre eles a questão das vacinas, que é uma grande preocupação para o povo de Natal e de todo o Rio Grande do Norte. A boa notícia é que até a próxima sexta-feira nós vamos ter disponíveis a nossa parcela de imunizantes para continuar vacinando o público prioritário do plano de imunização", disse o prefeito.
Durante a reunião em Natal, Sesap e municípios também definiram que as próximas vacinas a chegar serão destinadas prioritariamente a idosos acima de 75 anos que estejam acamados e idosos acima de 85 anos.
A medida segue dados técnicos, pois estes grupos são os mais vulneráveis à Covid-19. O direcionamento será oficializado por meio de nota técnica, a ser encaminhada aos municípios.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!