O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, nomeou o cunhado para um cargo de primeiro escalão do governo. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do município da Baixada Fluminense.
Filipe Cardoso de Azevedo, que é capitão da Polícia Militar, foi nomeado secretário do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública Municipal. Ele é marido da irmã do prefeito Glauco Kaizer. Sendo cunhado do prefeito, o caso pode configurar nepotismo.
Em nota, a Prefeitura informou que ele foi escolhido "por sua vasta experiência e formação".
"De acordo com o STF, é perfeitamente possível a nomeação de um cunhado, desde que comprovada a capacidade e qualificação técnica de quem está sendo nomeado", diz a nota enviada pelo município.
Secretária de Saúde exonerou primos
Em janeiro, o G1 publicou uma reportagem mostrando que a secretária de Saúde de Queimados, Marcelle Pires Peixoto, tinha nomeado dois primos e uma tia para trabalhar na secretaria em que ela é a chefe.
A prefeitura disse que os parentes eram de quarto grau, mas, depois da reportagem, os primos foram exonerados.
A Prefeitura nega que uma tia tenha sido nomeada. Segundo a nota, trata-se de uma parente de quarto grau.
"O que não configura parentesco direto com a Secretária de Saúde, consoante dispõe a Lei 10.406/2002 e súmula 13 do STF, e já atuavam na Prefeitura em gestões passadas".
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!