Páginas

terça-feira, fevereiro 02, 2021

Mossoró inicia vacinação de profissionais de saúde da rede privada contra Covid-19

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró deu início nesta terça-feira (2), à vacinação dos profissionais da saúde da rede privada contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 2.500 doses da vacina de Oxford/ Astrazeneca foram disponibilizadas para esse grupo. A imunização desses profissionais ainda está dentro da primeira etapa determinada pela Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap).


Mossoró inicia nesta terça-feira (2) a vacinação dos profissionais de saúde da rede publica — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca


Neta terça-feira (2) e quarta-feira (3) serão vacinados profissionais que atuam em consultórios, clínicas e serviços de atendimento domiciliar, como médicos, dentistas, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Na próxima quinta-feira (4) e sexta-feira (5), a vacina será aplicada nos educadores físicos e nos trabalhadores que atuam nas clínicas, como recepcionistas e atendentes.


Mossoró já vacinou os profissionais que atuam nos hospitais com leitos específicos contra a Covid-19, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na zona urbana e rural. Ao todo o município recebeu 8.433 doses das vacinas Coronavac e de Oxford. De acordo com o vacinômetro disponibilizado pela prefeitura, até a manhã da última segunda-feira (1), o município já havia vacinado 5.638 pessoas.


“O Ministério da saúde estipula que cada grupo prioritário seja vacinado 90%. Mas, o ideal é 100%. Então o município trabalha pra vacinar 100% dos seus trabalhadores da saúde. Dependendo do quantitativo dessas doses, vamos atender 100% dos profissionais de saúde”, explica Etevaldo de Lima, coordenador municipal de imunização. Segundo cálculos da Secretaria Municipal, Mossoró tem cerca de 11.430 profissionais de saúde.


Nessa etapa, os profissionais devem procurar uma das 7 unidades de saúde que estarão disponibilizando as doses. Para receber a vacina, os trabalhadores devem comprovar a função exercida através de documentos que especifiquem o local de trabalho, como contratos e escalas, ou autodeclaração de exercício profissional, para trabalhadores autônomos.


A técnica em enfermagem Larissa Beatriz, foi uma das primeiras a se vacinar na manhã desta terça-feira, na Unidade Básica de Saúde Maria Soares, no bairro Alto de São Manoel. No início do mês de janeiro ela perdeu a mãe, que também era profissional de saúde, vítima da Covid-19 e o pai segue internado com a doença.


A dentista Larissa Beatriz foi uma das primeiras a se vacinar na manhã desta terça-feira (2) — Foto: Flávio Soares / Intertv Costa Branca


“Eu queria que essa vacina tivesse chegado um pouco antes e eu tivesse a oportunidade de conviver um pouco mais com a minha mãe. Eu passei por uma situação muito difícil agora no mês de janeiro. Perdi minha mãe há uma semana, meu pai estava na UTI. Tive alguns casos na família. É muito difícil a gente perder. Essa doença é uma doença muito complicada. E não afeta só o corpo, afeta o psicológico também”, contou Larissa.


Sete Unidades Básicas de saúde do Município receberam doses dos imunizantes para atender esse público. Cada unidade conta com 350 doses.


Pontos de Vacinação – Profissionais da Rede Privada de Saúde

Unidade Básica de Saúde Maria Soares, Bairro Alto De São Manoel

Unidade Básica de Saúde Chico Costa, Bairro Santo Antônio

Unidade Básica de Saúde Dr. Lucas Benjamim, Bairro Abolição 3

Unidade Básica de Saúde Francisco Nazareno, Bairro Bom Pastor

Unidade Básica de Saúde José Leão, Bairro Alto Da Conceição

Unidade Básica de Saúde Layre Rosado, Bairro Alto Do Sumaré

Unidade Básica de Saúde Epitácio Da Costa Carvalho, Bairro Pintos


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!