O Facebook anunciou nesta quarta-feira (24) um investimento de ao menos US$ 1 bilhão no setor de notícias em todo o mundo para os próximos 3 anos.
Facebook anuncia investimento de US$ 1 bilhão em veículos de imprensa — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo
A iniciativa ocorre após divergências com uma nova regra em debate na Austrália, que prevê o pagamento a meios de comunicação por conteúdo.
No ano passado, o Google também prometeu injetar o mesmo valor de US$ 1 bilhão em veículos de imprensa.
De acordo com o Facebook, desde 2018 a empresa investiu US$ 600 milhões na indústria de notícias. A empresa citou acordos com grupo de mídias no Reino Unido e nos Estados Unidos, para o pagamento por conteúdo, e disse que tem "negociações ativas" em França e Alemanha.
"As afirmações - repetidas amplamente nos últimos dias - de que o Facebook rouba ou pega o jornalismo original para seu próprio benefício sempre foram e continuam sendo falsas", disse a empresa, em comunicado.
O objetivo do projeto de lei australiano, segundo o governo, é distribuir as receitas de publicidade on-line de forma mais equitativa. A rede social disse que as negociações com o governo da Austrália tiraram "arbitrariedades" da proposta.
Com o acordo, as empresas de tecnologia terão um prazo de dois meses para negociar com os veículos de imprensa e conseguirão ajustar os valores diretamente, com uma intervenção do governo somente em último caso.
Bloqueio na Austrália
A rede social restringiu conteúdos no dia 17 deste mês em resposta a um projeto de lei que obriga os gigantes da tecnologia a pagarem os meios de comunicação pelo uso de notícias.
Por alguns dias, usuários ficaram impossibilitados de compartilhar ou visualizar links de veículos de notícias na plataforma. Páginas de meios de comunicação foram proibidas de publicar qualquer tipo de conteúdo no período.
Páginas de mídias como do News ficaram sem poder publicar — Foto: Reprodução
Após conversas com o governo local, um acordo foi fechado no dia 23 de fevereiro e o Facebook anunciou que iria restabelecer a publicação de notícias na plataforma.
Fonte: G1
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