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domingo, janeiro 10, 2021

Equipe de gestores de Ciro Bezerra contesta fala do Prefeito André Júnior sobre falta de transição de governo.


Depois da divulgação da entrevista do Prefeito de Itaú-RN, André Júnior, que afirmou não ter havido transição de governo prejudicando o início de sua gestão, a equipe do ex-prefeito Ciro Bezerra procurou a redação do Cidade News para contestar a informação, dizendo que a gestão do ex-prefeito recebeu e deu todas as informações solicitadas pela equipe nomeada pelo prefeito André Júnior.

 

Segundo o que foi registrado em ata, no dia 15 de dezembro de 2020 (veja a íntegra da ata no final da matéria), a equipe do prefeito Ciro Bezerra recebeu a equipe do prefeito eleito André Júnior na sede da prefeitura, estando presentes o senhor Júnior (contador), Caio Melo, Wellen, Júnior Holanda, Hillen, Leonardo, Alterly e Wanderson. E os senhores Jansen, Nedilson, Mirianete, Poliana, e Fabiano. Em virtude da demanda de informações, chegou-se ao consenso para que fosse dividido por pastas o repasse das informações, iniciando a partir dali o diálogo sobre a secretaria de saúde.

 

Em virtude do tempo, fica acordado a realização de reuniões e encontros individuais por pasta. Ficando acordado no dia 22/12/20 pela manhã, encontro entre os membros da saúde, para realização de visitas as unidades. E a tarde reunião com os membros do Jurídico. Na educação Alterly e a Secretária Mirianete já haviam se reunido. Na administração Wellen já havia visitado a secretaria e ficou de entrar em contato com o atual Secretário Marcos para acordar data para outro encontro. No RPPS ficou acordado também de marcar um dia para reunião. Quanto a contabilidade ficou acordado entre o contador Fabiano e os senhores Júnior Holanda e Júnior que a atual gestão teria até o dia 10.01.2021 para fechar as contas de dezembro.

 

O que diz Jaíra Martins (ex- secretária de Assistência Social):

 

O processo de transição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação ocorreu de forma clara e transparente, em que a Secretária recebeu as Senhoras Nara e Laura em dois momentos (dias diferentes). No primeiro momento foi apresentado todos os documentos impressos, tais como: Relatório de Gestão, Relação de todos os trabalhadores do SUAS e seus respectivos locais de lotação; Plano de Ação de cada programa/serviços (CRAS, Programa Criança Feliz e Programa Bolsa Família), Plano Municipal de Assistência Social – 2018/2021, Plano de Contingencia Municipal de Assistência Social – 2020 (enfrentamento da Covid19), Plano Plurianual do Município - 2018-2021; Diagnostico Socioterritorial do CRAS, Relatório da última Conferência de Assistência Social realizada em 2019; Questionários do Censo SUAS 2020. No momento da apresentação dos citados foi informado a todos da transição que tais documentos estariam arquivados em pastas sinalizadas no armário da própria secretaria. Após esse a equipe de transição juntamente com a Secretaria de Assistência foram visitar os equipamentos da assistência social (CRAS, SCFV, Criança Feliz e Bolsa Família). Vale salientar que a pedido da equipe, ainda foram disponibilizados via e-mail alguns desses documentos.

No segundo momento que aconteceu dia 31/12/2020 novamente a equipe de transição compareceu a Secretaria de Assistência Social para que repassássemos alguns documentos como: Relação do tombamento e extratos bancários da contas ativas inerentes aos programa/benefícios, bem como as senhas dos e-mails institucionais da secretaria.

 

O que diz Jansen Leite (ex-procurador):

 

Houve um primeiro encontro no dia 15/12/2020, onde estavam presentes a equipe de transição do atual prefeito e o Procurador Geral do Município (Jansen Leite), Controladora Geral do Município (Poliana Rezende), Secretária de Educação (Mirianete Brasil) e Coordenador de Saúde(Nedilson Paiva). Nesta reunião ficou certo que a transição se daria por Secretaria, inclusive já sendo repassadas algumas informações iniciais.

 

No caso da Procuradoria Geral do Município, ficou agendada reunião para repasse das informações pertinentes na data de 28/12/2020,  e mesmo antes da reunião foi enviado os relatórios dos assuntos pendentes e os findos pertinentes à Procuradoria por e-mail ao Sr. Kayo Melo, na reunião estiveram presente o Sr. Kayo Melo, o senhor Wanderson, ambos da equipe de transição da gestão do atual Prefeito e por parte da equipe de Transição da gestão do Prefeito Ciro Bezerra, a Controladora (Poliana Rezende) e o Procurador Geral do Município (Jansen Leite).

 

Nesta ocasião foram entregues todos os documentos pertinentes aos processos em trâmite, aos processos que estavam findos, Processos que estão na Contadoria Judicial, Processos Administrativos Federais, Processos Administrativos do Ministério Público Estadual, bem como Acordos Realizados com o Sindicato e seus devidos termos, e ainda a lista de processos inscritos em Precatório, documentos estes que competiam à esta Procuradoria Entregar.

Além disso foi entregue a senha do computador com o e-mail da Procuradoria e sua senha, bem como todos os e-mails recebidos.

 

Foi repassado as informações do concurso realizado, bem como os processos de aposentadoria já homologados no Tribunal de Contas do Estado, bem como aqueles que estariam para homologação.

 

Foram respondidos todos os questionamentos, à época, como até o presente momento a Pessoa do Ex Procurador Geral do Município tem atendido cordialmente à todas as dúvidas levantadas pelo atual Procurador e atual Controlador do Município de Itaú.

 

Na saída deste Procurador foi deixado em sua sala, um Computador Novo com o Manual de Instruções e a impressora que estava com o Bulk in quebrado e que eu já não fazia uso há mais de dois anos e entregue a chave da sala da Procuradoria no dia 31/12/2020 às 14:30 na maternidade Marcolino Bessa.

 

Por ocasião do dia 02 de Janeiro já após a posse, o Procurador Geral do Município entrou em contato comigo para saber qual era a chave da Procuradoria, razão em que fui à maternidade pegar a chave, fazendo a entrega da mesma ao Sr. Controlador Geral Wanderson, bem como a cópia da chave da sala e novamente mostrando todas as senhas. De forma que o mesmo verificou toda a estrutura encontrada, processos, e sobre as quais não fez nenhuma reclamação, estando a minha pessoa como de fato estou à disposição para qualquer esclarecimento.

 

Atenciosamente

Jansen Leite

 

Jansen disse a reportagem do Cidade News que foi informado ao Controlador sobre o Decreto com os restos a pagar, que seria a folha de funcionalismo e a desapropriação do terreno da praça de eventos. E para não restar dúvida que houve um processo de transição verdadeiro também enviou a nossa redação print's dos e-mails enviados ao advogado Kayo Melo e toda documentação encaminhada como prova de tudo o que aqui foi dito.











 

O que diz Poliana Rezende (ex- controladora):

 

No dia 24 de novembro recebemos o ofício 001/2020, no qual indicava os membros da equipe de transição do prefeito eleito, dos quais constavam Wanderson Praxedes (coordenador), José Holanda Moreira Júnior, Leonardo wladimy de Miranda Tavares, Alterly Mikael, Weuler Nascimento e Rillen Rocha.

 

Em resposta ao ofício 001/2020 foi publicado no diário oficial os membros que fariam parte da equipe do atual prefeito Ciro bezerra, dos quais contavam Jansen leite (procurador), Poliana Rezende (controladora), Marcos Moreira (Sec. De administração), Mirianete Brasil (Sec. De educação), Ivan Fernandes (Sec. De saúde) e Jaira Martins (Sec. De assistência social). A portaria de nomeação foi entregue no dia 25.11 ao coordenador Wanderson Praxedes.

 

No dia 27 de novembro foi entregue o ofício 002/2020 pela coordenador Wanderson solicitando cronograma de reuniões entre as equipes. O respectivo ofício foi respondido no dia 10/12/2020, onde marcava a primeira reunião no dia 15.12, ficando os demais encontros a serem combinados naquele ato.

 

Ainda no processo de transição foram recebidos os ofícios 03 e 04 que solicitavam informações quanto o quadro de pessoal (efetivos, contratos) e documentos relativos a administração e contabilidade, todos enviados aos respectivos setores. O relatório com as informações do quadro de pessoal foi entregue com todos os dados solicitados. E os relatórios da administração foram tratados entre Júnior Holanda e o secretário Marcos.

 

No dia 15.12 também foi recebido o ofício 005/2020 solicitando informações relativas ao RPPS, o presente ofício foi encaminhado ao órgão e respondido pelo presidente Rogério.

 

É importante frisar que todo o período de transição foi realizado sem conflitos, de forma pacífica. Onde, inclusive, foram recebidos e entregues informações a pessoas que não faziam parte formalmente da equipe de transição nomeada pelo prefeito eleito, porém fariam parte da futura gestão.

Foram recebidos também membros que fariam parte da tesouraria, hospital, Sec. De Obras e transporte, até na recepção!

 

Controladoria Geral.

 

O que diz Marcos Moreira (ex-secretário de Administração):

 

Depois que recebemos o ofício designando à equipe do prefeito eleito André Júnior, recebi a visita de Euler, então secretário da pasta de Administração, conversamos por mais de uma hora e fui explicando tudo como funcionava, contabilidade e sistema, ele me solicitou cópia da Lei de reestruturação do município, onde a mesma está todas as secretarias e subsecretarias, expliquei sobre o sistema tributário que o funcionário efetivo Renato é quem o administra, o mesmo chegou até elogiar nosso portal de transparência, depois recebi uma mensagem da irmã do prefeito eleito Andreza Regis, me solicitando o organograma da secretaria de administração, no momento não estava na prefeitura, porém no mesmo dia enviei, em outro dia recebi uma ligação do prefeito eleito André Júnior  me solicitando informações sobre dois convênios que sua vigência se vencia em 31 de dezembro, informei que já tinha solicitado a prorrogação,  informei ainda que o ministério da economia já tinha prorrogado todos os contrato de repasse que estaria se vencendo para 31 de maio de 2021, por conta da pandemia.

 

Em outro momento recebi a visita de Júnior Holanda, contador e membro da equipe de transição, veio substituindo o então coordenador da equipe de transição,  pois o mesmo não se encontrava em Itaú,  e conforme a solicitação através do ofício de número 10/2020, onde foi solicitado os dados contábeis do município,  fiz cópia de todos os dados solicitados e coloquei em um pen drive,  e os mesmo ficaram no computador que sempre usei, como também pastas com as Leis, ofícios, relatórios de transição com as obras em andamentos e as que já estariam licitadas,  todos os contratos de repasse, prova disso é o ofício assinado pelo mesmo.

Quanto as senhas, se o prefeito estava falando do sistema Federal, quero aqui lhe dizer que senhas são de uso pessoal, pois a mesma estão ligado ao CPF de quem as usam, resta o gestor ir aos órgãos competentes se cadastrar protocolar o quite de prefeito como: ata de posse, diploma, documentos pessoais e comprovante de residência, ter acesso aos sistemas federais e cadastrar os demais, prova disso foi um e-mail que recebi da caixa Econômica Federal que encaminhei para a atual primeira dama Nara, para a equipe da assistência social ir a caixa fazer os novos cadastros dos novos gestores, então tudo isso é mais que não foi relatado foi feito, aí o prefeito vai a rádio e diz que não houve transição.


Confira o ofício confirmando o recebimento assinado pelo atual controlador:




 

O que diz Mirianete Brasil (ex-secretária de Educação):

 

O processo de transição por parte da Secretaria Municipal de Educação aconteceu de forma transparente, atendendo todas reinvindicações do novo secretário. Recebi Alterly  na sede da Secretaria no dia 02/12/2020 e tivemos uma conversa a respeito do cenário da educação, e na oportunidade já foi repassado para suas mãos a relação do pessoal do magistério, informando a lotação, função e situação que se encontrava cada um, como também, relação do pessoal de apoio ( técnico D e ASG).

 

No dia 17/12/2020 atendi solicitação dele e por e-mail foi repassado o Plano Municipal de Educação-PME e o Plano de carreira do Magistério. No dia 24/12/2020 às 12:00h já em casa fui com ele  a secretaria e entreguei o Plano de Ação Articulada –PAR impresso e no dia 31/12/2020 repassei  o Memorial de Gestão de 2017/2020 com informações completas da vida da Educação do município, o memorial compreende as seguintes dimensões:

1-Educação municipal no contexto da Pandemia;

2-Planejamento e Aspectos Gerais da Gestão;

3-Formulário de Gestão Democrática;

4-Formulário de Pedagógica;

5-Formulário de Regime de Colaboração;

6-Formulário de Gestão Administrativa;

7-Formulário de Estrutura e Documentação;

8-Formulário de Relacionamento SME e Escola;

9-Formulário de Pessoas;

10-Formulário de Alimentação Escolar;

11-Formulário de Orçamentária e Financeira;

12-Formulário de Plano Municipal de Educação;

13-Formulário de Transporte Escolar.

 

Além de todos esses relatórios de cada dimensão foi entregue a relação dos Conselhos em funcionamento e a vigência de cada um. Relação de materiais de insumo  entregue às escolas para o enfrentamento da Pandemia no retorno as atividades presenciais, como dispensores  para álcool gel e sabão líquido, dispensores para papel toalha, cesto com tampa acionado por pedal , papel toalha , álcool líquido 70% e álcool em gel, dispensores para papel higiênico, como também foi informado a implantação de novos lavatórios na Esc. José Porto de Queirós e Clidenor R. de Melo.

 

Repassamos também extrato das seguintes contas da Educação:

PNAE-Merenda Escolar com saldo de R$ 70.039,25

PDDE- R$ 1.992,41

QSE R$ 13.033,29

 

Consciente do meu papel acredito que tentamos fazer o melhor para nossa Educação, pois nossa Missão foi desenvolver uma educação de qualidade a todos munícipes.

Portanto desta forma acredito que realizamos uma transição com transparência e seguindo todos os tramites de uma transição.


Veja os extratos:






 

O que diz Nedilson Paiva (ex-coordenador de saúde):

 

O processo de transição da Secretaria Municipal de Saúde de Itaú, foi totalmente transparente, pois tivemos pelo menos três momentos para tal, no primeiro momento tivemos uma reunião com toda a nossa equipe de transição e a equipe da gestão 2021/2024 na sala da secretaria de educação na sede da prefeitura, em um segundo momento recebi a visita do atual secretário de saúde e um Técnico da atual gestão onde foram repassadas todas as informações solicitadas de forma verbal e tirado dúvidas com relação a alguns questionamentos.

 

Foi realizado visita a todas as unidades de saúde do município e inclusive nesse mesmo dia foi repassado todas as informações sobre o modo de condução dos casos da COVID 19 no município, mostrando as pastas com todos os documentos necessário a elaboração do boletim, bem como o computador com o programa de notificação do E-SUS/VS, que possibilita a condução de casos e elaboração do boletim.

 

E por último, na última semana de gestão do prefeito Ciro Bezerra representada pelo então Secretário de Saúde, Ivan Fernandes e o Coordenador de Saúde Nedilson Paiva, foi recebido a presença do atual secretário de saúde onde foi entregue a resposta escrita do ofício que solicitava as informações necessária a transição, ofício este, com pelo menos 32 páginas de informações, foram também entregue: relação nominal com horário e local das pessoas que fazem tratamento de Hemodiálise, relação nominal de pessoas que fazem tratamento de Câncer, relação de programas e sistemas com suas referidas senhas, e em tempo nenhum computador teve arquivo apagado da Secretaria de Saúde, Plano Municipal de Saúde entre outros.

 

O que diz o ex-prefeito Ciro Bezerra:

 

“No Município de Itaú não há motivos para decretação de estado de calamidade financeira! O município não tem contas bloqueadas, o município está recebendo dinheiro normalmente, todo decêndio nos dias 10, 20 e 30, vai entrar o dinheiro, toda semana entrará o dinheiro do ICMS e a administração pode melhorar e otimizar o recebimento dos tributos municipais para que possa, com isso, aumentar a receita do município e assim sanar os problemas existentes, claro que na nossa gestão deixamos parte da folha de pagamento dos efetivos, falta pagar apenas 45% da folha geral, nós pagamos parte do fundeb e deixamos um restante para que seja pago em janeiro, seguindo a carta consulta do tribunal de contas, onde o tribunal de contas diz que a parcela do dia 10 de janeiro do ano seguinte ao fim do exercício, pertence ao exercício anterior, ou seja, a receita do dia 10, bem como a cota do ICMS da primeira semana de janeiro, que é referente a arrecadação da última semana de dezembro, pertence ao exercício 2020, ou seja, pertence a gestão anterior, e nós deixamos um débito de folha de pagamento r$ 170.000,00 para ser pago, inclusive publicamos decreto determinando esse obrigatoriedade, no mesmo decreto, deixamos claro a obrigatoriedade de pagamento do terreno, que é o terreno da praça de eventos que estava faltando ainda r$ 95.000,00. O município de Itaú na cota do dia 10, recebeu R$ 460.702,43 bruto, deduzindo 20% para o fundeb R$ 92.140,48 e o ICMS do Estado também vai entrar agora, que era para ter entrado na primeira semana, mas o governo do estado sempre na primeira semana de janeiro  não deposita, deixa para depositar na segunda semana, e o valor que entrará nos cofres da prefeitura é R$ 42.079,77, esse valor tem também o desconto de 20% para a conta do FUNDEB, e ainda tem a cota do Estado para o fundeb vai receber 26.583,84 mil da cota do ICMS, assim o fundeb finalizará nesse primeiro momento com mais de r$ 125 mil, então tem plenas condições de com mais de meio milhão de reais, pagar o restante do fundeb, que é r$ 71.000,00, bem como desses dinheiro que entrou, ele pagar os oitenta e poucos mil que falta da folha dos efetivos da PMI, saúde, da administração, da agricultura, enfim, das demais secretarias, então não há motivos para decretação de estado de calamidade, deixamos contas? Deixamos! Sem sombra de dúvida, mas a cosern está em dia, nós chegamos ao final de dezembro sem débitos com a COSERN. A água, nós temos um débito, porque existia uma negociação junto com a caern, há tempos, para que a companhia regularizasse, tanto a parte da prefeitura, como também pudesse vir ao município para fazer as melhorias no abastecimento de água da cidade, então havia essa negociação, como chegou dezembro, e nós não recebemos nenhuma decisão da caern com relação a isso, então eu fui obrigado a fazer o parcelamento, e é parcelas suaves, de r$ 3.000,000 por mês da dívida total, isso aí não é motivo para decretação de estado de calamidade, o RPPS todos nós sabíamos do débito, não só eu, mas a população de Itaú, todos sabiam, inclusive na eleição foi cantado em verso e prosa o débito, mas só que, em dezembro o débito ficou regularizado, quitado não, regularizado, ou seja, fizemos o parcelamento, pagamos a primeira parcela e pagamos novembro em dia, e claro que agora em janeiro, já vai ter que ser pago, então está tudo regularizado, inclusive o município Itaú hoje pode tirar sua certidão do INSS e da previdência, para que assim o RPPS possa receber quase três milhões, que tem para receber do INSS, então, por esses e por outros, não é motivo de decretação de estado de calamidade financeira do nosso município, e se, ele pagar em dia como ele prometeu que vai pagar o RPPS em dia, bem como parcelamento, dá para pagar a folha de pessoal dos aposentados, ainda sobra um montante para ser aplicado em conta e gerar rendimentos, como ele prometeu pagar em dia, quando chegar no final do ano vai ter quase um milhão já em caixa, e se receber esse dinheiro que tem do INSS, vai ter aproximadamente 4 milhões em caixa, para que a previdência possa ter, e os aposentados ter a garantia de que terá tranquilidade na sua aposentadoria. Na nossa gestão nós nunca atrasamos os aposentados, sempre trabalhamos com planejamento para que atrasos não acontecessem, na hora que era necessário a prefeitura fazer um esforço e fazer o aporte financeiro para que isso acontecesse” esclareceu o ex-prefeito.


 

Confira na íntegra a ata da reunião

 

Ata da reunião entre equipes de transição do dia 15/12/2020.

 

Aos quinze de dezembro de 2020 foi realizada na sede da secretaria de educação primeira reunião entre as equipes de transição do prefeito eleito Francisco André Regis Júnior, e do atual prefeito o senhor Ciro Bezerra. Estando presentes o senhor Júnior (contador), Caio Melo, Wellen, Júnior Holanda, Hillen, Leonardo, Alterly e Wanderson. E os senhores Jansen, Nedilson, Mirianete, Poliana, e Fabiano.  Primeiramente foi apresentado a equipe de transição da atual gestão, em seguida o senhor Júnior se apresenta e faz alguns questionamentos quanto a contabilidade, quem era o atual contador, onde era feito a contabilidade, dentre outros. O senhor Wellen pergunta qual sistema de contabilidade é usado, e pede o contato da empresa que logo é repassado a ele. Foi apresentado aos membros o relatório dos contratos de licitação vigente, com informações de objeto, período de validade, modalidade etc. Em virtude da demanda de informações, chegou-se ao consenso para que fosse dividido por pastas o repasse das informações, iniciando a partir dali o diálogo sobre a secretaria de saúde. O procurador Jansen explica inicialmente a situação jurídica dos servidores (efetivos e contratos), o controle de pontos, etc. Logo o coordenador de saúde Nedilson fala sobre os recursos da pasta, a média de receitas, o que é necessário para complementar através de recursos próprios, pagamento de pessoal etc.. falam a respeito dos contratos temporários sobre a data de finalização, sendo dia 31/12. Ainda é tratado sobre os estoques, onde Nedilson fala que a farmácia básica está com estoque alto de medicamentos. Após o diálogo sobre a saúde, passa-se a tratar sobre a educação. Sobre a educação é falado sobre as receitas do fundeb, a necessidade de complementação para pagamento da folha dos funcionários. Também é tratado sobre o transporte escolar e outros assuntos relativos a pasta. Em virtude do tempo, fica acordado a realização de reuniões e encontros individuais por pasta. Ficando acordado no dia 22.12 pela manhã encontro entre os membros da saúde, para realização de visitas as unidades. E a tarde reunião com os membros do Jurídico. Na educação Alterly e a Sec. Mirianete já haviam se reunido. Na administração Wellen já havia visitado a secretaria e ficou de entrar em contato com o atual Sec. Marcos para acordar data para outro encontro. No RPPS ficou acordado também de marcar um dia para reunião. Quanto a contabilidade ficou acordado entre o contador Fabiano e os senhores Júnior Holanda e Júnior que a atual gestão teria até o dia 10.01.2021 para fechar as contas de dezembro. Nada mais havendo a tratar as equipes de despendem.

 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

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