Páginas

quarta-feira, janeiro 27, 2021

Covid-19: 25 mil pessoas foram vacinadas em uma semana no RN, diz sistema que monitora imunização

Pouco mais de 25 mil pessoas foram vacinadas na primeira semana de imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo os dados oficiais do RN + Vacina - o sistema criado pelo governo do estado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para monitorar a imunização no estado. O número registrado até esta quarta-feira (27) representa pouco mais de 10% do público estimado para a primeira fase de vacinação.


Aplicação de vacina Coronavac, contra a Covid-19, em Natal, Rio Grande do Norte. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A campanha de imunização começou nos municípios na última quarta-feira (20), após o estado receber o primeiro carregamento de vacinas na madrugada de terça-feira (19) e realizar um início de vacinação simbólico no mesmo dia.


O número total de 25.020 doses aplicadas e registradas até o início da tarde desta quarta-feira (27) na plataforma, representa cerca de 19,4% do total de 128.540 doses de vacinas que chegaram ao estado até agora. O estado recebeu pouco mais de 97 mil doses da Coronavac em dois carregamentos e um lote da vacina de Oxford, com 31,5 mil doses.


25.020 - é o número de doses aplicadas até o início da tarde desta quarta (27) no RN, segundo o RN + Vacina

239.636 - estimativa do total de pessoas que fazem parte do público da Fase 1 de vacinação

128.540 - é o número de doses das vacinas Coronavac e de Oxford que chegaram ao RN até agora


No entanto, apenas metade das doses de Coronavac foram distribuídas aos municípios para primeira aplicação, porque a Secretaria Estadual de Saúde armazena o restante para aplicação da segunda dose. Ambas as vacinas têm duas aplicações por pessoa.


Se considerada toda a população da Fase 1 de vacinação - profissionais de saúde; idosos institucionalizados; idosos com 75 anos ou mais; indígenas e quilombolas - o estado vacinou 10,4% do primeiro público alvo. São 239.636 pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.


Inicialmente, porém, só estão sendo vacinados profissionais de saúde e idosos que moram em asilos e instituições de longa permanência. A estimativa do estado é que os dois grupos somem cerca de 81,6 mil pessoas. Considerado somente este grupo, a vacinação atingiu cerca de 30% do público, até agora.


Dez municípios com mais vacinados segundo o RN + Vacina

Natal - 5.258

Mossoró- 2.939

Parnamirim - 2.168

Caicó - 674

São Gonçalo do Amarante - 504

Currais Novos - 265

Açu- 378

Macaíba- 369

Pau dos Ferros - 223

Apodi - 313

Os dados, no, entanto, também podem estar defasados. Nesta terça-feira (26), por exemplo, a Secretaria Municipal de Natal informou que já vacinou mais de 11,8 mil pessoas. No RN + Vacina, a capital tinha apenas 5.258 vacinações registradas, no início da tarde desta quarta-feira (27).


Questionada sobre o assunto, a Secretaria Estadual de Saúde disse que a plataforma RN + Vacina permite o registro em tempo real das doses recebidas pela central estadual e as vacinas aplicadas nas salas de vacinas supervisionadas pelos municípios. "O que ocorre em situações pontuais é que algumas unidades por problemas de conectividade não transmitem os dados de vacinação em tempo real para o nosso sistema, sendo que atualmente 98% dos 167 munícipios do Rio Grande de Norte têm enviado dados diariamente".



N o caso de Natal, a divergência ocorreria porque não foram registrados na plataforma RN + Vacinas, os vacinados fora dos estabelecimentos de saúde, nas denominadas "unidades satélites". Segundo a Sesap, os dados levam até dois dias úteis para estarem atualizados.


"Cabe ressaltar que o governo do estado tem empreendido esforços para disponibilização de tablets com conexão à internet para todas as salas de vacinas, a fim de tornar todo o registro 100% síncrono, tempo real, em todo o estado do Rio Grande do Norte, o que reduzirá o tempo de atualização do portal da transparência nos próximos dias", disse.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!