A chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 foi bastante comemorada pelo interior do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (19). Em vídeos compartilhados pelas redes sociais, os profissionais de saúde e populares foram às ruas para saudar e aplaudir o comboio que transportou os imunizantes.
Em São Fernando, na região Seridó, além da sirene da ambulância e da viatura da Polícia Militar, teve buzinaço para festejar o recebimento das primeiras 55 doses da vacina na UBS Inácia Duarte (veja no vídeo acima).
Também festa em Jardim do Seridó, a 224 km de Natal, contemplada inicialmente com 145 doses, e a caixa térmica com os imunizantes foi coberta com a bandeira do município.
Profissionais da saúde comemoram chegada da vacina em São Fernando, no RN — Foto: Reprodução
Em Caicó, um dos polos regionais que receberam as primeiras doses da Coronavac - ao lado de Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz, João Câmara e São José de Mipibu -, as 750 doses da vacina chegaram em uma viatura do Corpo de Bombeiros, para a alegria dos profissionais de saúde. "Vem, vacina", gritou uma delas.
A distribuição das vacinas contra a Covid-19 para os municípios do interior do RN teve início na manhã desta terça (19). As primeiras doses da Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram ao RN durante a madrugada. O transporte das vacinas é feito em viaturas do Corpo de Bombeiros, com escolta de policiais militares e apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Sobre a vacinação no RN
As 82.440 doses enviadas ao RN serão suficientes para vacinar pouco mais de 39 mil potiguares, que terão duas aplicações com intervalo de 28 dias. De acordo com o governo, terão prioridades os idosos abrigados em instituições e os trabalhadores da saúde que atendem em UTIs, prontos-socorros e hospitais referenciados, por exemplo.
Segundo a Secretaria de Saúde do RN, o quantitativo de doses encaminhado aos municípios foi calculado com base na estimativa populacional por município repassada pelo Ministério da Saúde para cada grupo contemplado na primeira etapa, considerando uma distribuição proporcional.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o primeiro grupo prioritário no estado consiste em 37.848 profissionais de saúde, 1.400 pessoas com 60 anos ou mais em instituições e 10 pessoas com deficiência também institucionalizadas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!