O Ministério das Relações Exteriores do Kuwait anunciou nesta segunda-feira (4) que a Arábia Saudita suspenderá um embargo de anos ao Catar, abrindo suas fronteiras aéreas e terrestres nos primeiros passos para encerrar uma crise no Golfo.
A agência estatal de notícias Kuwait divulgou o anúncio, dizendo que a Arábia Saudita abre seu espaço aéreo e suas fronteiras terrestres e marítimas já a partir da noite desta segunda-feira.
O Kuwait tem feito a mediação entre o Catar e quatro estados árabes (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito) que iniciaram um embargo ao país em meados de 2017 por causa de seu apoio a grupos islâmicos na região e seus laços com o Irã.
Outros países também cortaram relações com o Catar na mesma época.
O anúncio é feito na véspera de uma cúpula dos líderes do Golfo Árabe na Arábia Saudita, na terça-feira, que será presidida pelo rei saudita Salman. O governante do Catar agora deve comparecer à cúpula pela primeira vez desde o embargo.
A decisão dos aliados próximos dos EUA ocorre nos últimos dias do mandato do governo de Donald Trump, e pouco antes da posse do novo presidente eleito Joe Biden.
Fonte: Associated Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!