A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta sexta-feira (11) que o estado já assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, para aquisição da vacina CoronaVac - o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa. O governo ainda não divulgou quantidades e valores das doses que deverão ser compradas.
Fátima Bezerra (PT), governadora do RN, em entrevista coletiva — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Na terça-feira (8), o estado já tinha confirmado uma negociação para compra da vacina. O governo também afirma que aguarda e vai aderir o plano nacional de imunização contra a Covid-19, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O assunto foi tema de reunião realizada nesta semana entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), Fátima afirmou que o estado prepara um plano para distribuição, conservação e aplicação das vacinas que chegarem ao estado. De acordo com ela, cerca de R$ 1,195 milhão serão investidos para estruturação de frios, transporte e conservação de vacinas nas centrais de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, além de aquisição de insumos como seringas, agulhas, entre outros.
A governadora ainda disse que as vacinas que chegarem ao estado serão distribuídas a todas as regiões do estado. "Em toda as unidades regionais vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado, nós vamos ter essa logística para distribuição de vacinas. As câmaras frias, as geladeiras", declarou ainda a governadora.
De acordo com ela, a Secretaria de Saúde trabalha na estruturação e formalização de parcerias com a iniciativa privada para aquisição de geladeiras para conservação das vacinas em toda a rede estadual de saúde. Uma das empresas com acordo em andamento é a companhia energética do estado - Cosern - segundo o governo.
O plano, conforme a governadora, ainda prevê capacitação dos profissionais de saúde que irão atuar na aplicação dos imunizantes que chegarem ao estado.
Governo pede suspensão de eventos
Fátima Bezerra também voltou a reafirmar a reabertura de 89 leitos - anunciada na semana passada, por causa do aumento da demanda por atendimento na rede pública. De acordo com a governadora, todos os leitos serão reabertos até a próxima semana.
Por fim, a governadora também voltou a pedir à prefeituras do estado que suspendam eventos no fim do ano para conter o aumento de casos da covid-19.
"É fundamental aqui o compromisso das prefeituras, porque no decreto (publicado nesta semana), o Estado está sendo muito claro, recomendando que as prefeituras tomem as mesmas medidas, já que a competência jurisdicional cabe a elas. Que sigam as recomendações do governo do estado e dos ministérios públicos e adotem as medidas de suspensão dessas atividades de grande aglomeração", disse.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!