O partido Republicanos anunciou nesta quarta-feira (16) apoio à candidatura do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.
Um dos principais articuladores do "Centrão", Lira é aliado do presidente Jair Bolsonaro e anunciou a candidatura na semana passada.
Arthur Lira será o principal adversário do nome a ser apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O grupo de Maia articula apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) ou Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB). Os dois deputados não anunciaram candidatura.
O presidente do Republicanos é o atual vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira. Segundo o líder do partido, Jhonatan de Jesus (RR), Rodrigo Maia vetou uma eventual candidatura de Marcos Pereira ao cargo máximo da Casa.
Pereira chegou a ser citado por Maia como potencial candidato, mas o grupo do atual presidente decidiu buscar outros nomes.
Com o apoio do Republicanos, cuja bancada é formada por 31 deputados, Arthur Lira já tem nove partidos em sua base de apoio: PL, PP, PSD, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota e PSC. Ao todo, as siglas somam 191 parlamentares na Câmara.
Em nota, o Republicanos afirma que o objetivo agora é "fortalecer o projeto de mudança e trabalhar para que a Câmara seja independente, porém de forma harmônica com os demais poderes". A nota diz ainda que o Poder Legislativo "não pode ser utilizado como uma trincheira contra os demais poderes nem como base para disputas pessoais que envolvam as instituições de Estado".
O PTB, com 11 deputados, também deve se unir ao grupo.
Bloco de Maia
Mesmo sem a definição de qual candidato apoiarão, seis partidos já se juntaram a Maia para formar um novo bloco na Câmara dos Deputados a partir de 2021.
A estratégia do grupo, que reúne 147 deputados atualmente, faz parte da articulação para tentar eleger o novo nome que comandará a Câmara.
Para a composição da Mesa no próximo ano, porém, é considerado o número de deputados eleitos pelos partidos em 2018 - por este cálculo, o bloco de Maia tem 157 deputados.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!