A empresa de biotecnologia americana Novavax anunciou, nesta segunda-feira (28), que fará testes de fase 3 de sua vacina candidata contra a Covid-19, a NVX-CoV2373, nos Estados Unidos e no México. A expectativa é reunir 30 mil voluntários. A Novavax já tem ensaios de terceira fase no Reino Unido.
Foto mostra frascos com a etiqueta "Covid-19 - Vacina contra o Coronavírus" em frente a um logotipo da Novavax. — Foto: Dado Ruvic/Ilustration/Reuters
Os testes de fase 3 servem para determinar a segurança e a eficácia de uma vacina em larga escala. Normalmente, ela é feita com milhares de voluntários. Essa etapa é a última antes que uma vacina seja liberada para a população em geral.
No início de agosto, a Novavax divulgou resultados preliminares da vacina, que é aplicada em duas doses. Os dados mostraram que a vacina induziu uma "resposta robusta" de anticorpos e foi "bem tolerada" pelos 131 participantes da pesquisa.
Os voluntários desta última etapa da vacina, de acordo com a empresa, deverão ser 25% idosos com 65 anos ou mais, 15% negros, 10% a 20% latinos e 1% a 2% indígenas americanos.
"Estamos animados com os dados gerados pela NVX-CoV2373 até o momento e otimistas sobre a nossa capacidade de construir evidências positivas com este ensaio", disse Gregory M. Glenn, presidente da área de pesquisa e desenvolvimento da Novavax.
O método testado pela empresa americana de biotecnologia se chama "vacina recombinante". A empresa usou engenharia genética para cultivar réplicas inofensivas da proteína que o novo coronavírus usa para entrar nas células do corpo, em laboratório. Os cientistas extraíram, purificaram a proteína e a embalaram em nanopartículas do tamanho do vírus.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!