Na Rússia, um paciente de 59 anos queixou-se a um otorrinolaringologista de uma policlínica que há vários meses não conseguia respirar pela narina direita.
Só depois de fazer uma tomografia computadorizada é que ele se lembrou de que, quando criança, aos seis anos, enfiara uma moeda de copeque no nariz ao brincar. Ele teve medo de contar a sua mãe e depois de um tempo se esqueceu do incidente, relatou a mídia.
Segundo a otorrinolaringologista Tatiana Mikhailova, do Hospital Kontchalovski, formações calcárias, rinólitos, se formaram em torno da moeda ao longo dos anos.
“O homem já havia, é claro, experimentado dificuldades respiratórias antes, mas os médicos sempre suspeitaram que fossem causadas por um desvio do septo nasal. A tecnologia moderna possibilitou determinar a verdadeira causa da patologia”, explica.
Médicos experientes realizaram com sucesso uma cirurgia endoscópica sob anestesia geral, que durou uma hora e meia. O paciente foi submetido à correção do septo, e o corpo estranho foi retirado de sua cavidade nasal.
Fonte: Agência Gazeta Russa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!