terça-feira, dezembro 15, 2020

Agência reguladora da Europa vai avaliar vacina da Pfizer na próxima semana

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) resolveu antecipar a reunião para avaliar a vacina contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer/BioNTech para o dia 21 de dezembro. No comunicado, a EMA explica que a reunião planejada para 29 de dezembro "será mantida, se necessário".


Frasco da vacina da Pfizer que recebeu autorização de uso de emergência, no George Washington University Hospital — Foto: Jacquelyn Martin/Pool via Reuters


A EMA disse que recebeu na segunda-feira "informações adicionais" exigidas pelo comitê encarregado de analisar os medicamentos nos seres humanos.


No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou e disse que "é provável que os primeiros europeus sejam vacinados antes do final de 2020".


Após possível aprovação pelo regulador da União Europeia, a Comissão Europeia deve aprovar formalmente a vacina Pfizer dentro de três dias.


Aprovação pelo mundo

Sete países já aprovaram o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech: Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita, México e Singapura.


Reino Unido, EUA e Canadá já começaram a aplicar a vacina na população.


Esta semana, o governo americano também deve aprovar o uso emergencial de mais uma vacina – a do laboratório Moderna.


No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou em nota nesta segunda-feira (14) que a análise de pedidos para o uso emergencial de vacinas será feita em um prazo de até dez dias.


No comunicado, a agência informou: "Se todo os documentos necessários tiverem sido submetidos à Anvisa pelos fabricantes da vacina, a Anvisa estima que o prazo de até 10 (dez) dias para concluir a avaliação quanto à autorização de uso emergencial, desde que sejam vacinas das empresas que venham apresentando dados para Anvisa e possuem ensaios clínicos em condução no Brasil".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!