Caiu para 57 o número de municípios nas zonas de "risco" ou "perigo" em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na semana passada, eram 87 municípios - 30 a mais.
As cidades inseridas nessa lista tem Rt maior que 1,03.
Os dados são da plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que monitora em tempo real a situação da pandemia no estado e atualiza semanalmente os índices de transmissão.
Na semana passada, esse número representava 52% dos municípios potiguares. O dado desta semana representa 34%.
Os municípios que mais preocupam são os que estão na zona de "perigo", com Rt acima de 2,00. Nessa situação, o número de municípios aumentou de 15 para 27 - o dado é maior também do que na semana retrasada, quando haviam 23 cidades nesta situação.
Poço Branco, Januário Cicco (Boa Saúde), Japi e Pedra Preta são as localidades que mais preocupam neste quesito, com Rt igual ou acima de 5. Isso significa que uma única pessoa transmite a doença para outras cinco nessas cidades.
Já as cidades em "risco" são as que têm taxa de transmissibilidade entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 30 estão nesse estágio no RN - uma queda comparada às 72 da semana passada e às 105 na retrasada. Macau, Maxaranguape e Santa Maria - esse último com Rt 1,28 - são exemplos de municípios nessa situação.
Isso significa, por exemplo, que em Santa Maria um grupo de 100 pessoas pode infectar 128.
Já os municípios em zona segura - com Rt abaixo de 1,00 - são 109 nesta semana - eram 75 na semana passada e 29 na retrasada. A capital Natal, com Rt de 0,71, e Mossoró, com 0,56, estão nesse grupo.
Um município (São Bento do Norte) está em zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.
Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,53 e na semana passada foi de 0,48. A taxa referente à última quinzena é de 0,56.
O cálculo baseado nas regiões aponta que as oito estão em zona segura: região de São José de Mipibu, de João Câmara, de Caicó, de Açu, Pau dos Ferros, de Santa Cruz, Metropolitana e de Mossoró.
Taxa de ocupação de leitos críticos
Ocupação atual dos leitos críticos do RN — Foto: LAIS
A taxa de ocupação de leitos críticos no RN caiu para baixo de 70% nesta semana. Nesta segunda-feira (21), o estado tinha 65% dos leitos ocupados. A consulta foi realizada na plataforma do LAIS às 17h.
O estado havia superado os 70% há duas semanas - fato que não acontecia desde julho.
A região Oeste segue com a situação mais crítica, com 78,3% dos leitos críticos ocupados - chegou a estar com mais de 90% neste mês. Em seguida está a região Seridó, com 62,9%. A situação mais tranquila até o momento é na Região Metropolitana, com 57,5%.
Dois aparecem com 100% de ocupação dos leitos críticos para a Covid-19: Hospital Maternidade do Divino Amor (Parnamirim) e Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró).
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!