O Rio Grande do Norte tem 28,5 mil testes RT-PCR para Covid-19 com prazo de validade até o fim de dezembro de 2020. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), há a possibilidade desses testes não serem usados antes do vencimento, pois "não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)".
Testes RT-PCR são considerados os principais no exame para Covid-19 — Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
Essa incompatibilidade ocorre também em outros laboratórios pelo Brasil e, segundo a pasta, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), do Ministério da Saúde (MS), informou que busca alternativas para a situação.
Os kits usados nos testes RT-PCR que têm validade até dezembro são de extração automatizada.
O Ministério da Saúde diz que espera receber ainda esta semana estudos sobre a viabilidade de estender a validade dos testes no Brasil. A reportagem entrou em contato com o MS para tratar sobre a situação no Rio Grande do Norte, mas até a última atualização da matéria não recebeu retorno.
Assim, os 28,5 mil testes só conseguirão ser usados, caso haja uma definição da questão a tempo. Até o momento, a Sesap alega não ter o kit referente.
"Os kits e equipamentos de extração automatizada que se adequam aos testes enviados pelo Ministério (da Saúde) e que foram prometidos não vieram", disse em nota.
A pasta explicou que o kit de extração manual utilizado pelo Lacen dá mais rapidez na liberação do exame.
"O Estado fez a aquisição desses kits de extração manual que permitiram durante esses últimos quatro meses que o Lacen liberasse os resultados em no máximo 24 horas", explicou Derley Galvão, diretor do Lacen.
De acordo com o diretor, através da extração manual, o laboratório "consegue faze uma quantidade idêntica de exames num menor tempo" do que se usasse a extração automatizada.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública, o Governo do RN e o Ministério da Saúde adquiriram insumos para realização dos testes e não há falta desse material no estado.
A Sesap informou ainda que tem capacidade para analisar 1 mil testes de Covid-19 por dia. A média diária de exames feitos, no entanto, está abaixo disso. Na última semana, houve um aumento e foram 700 testes analisados por dia. A média do meses anteriores era de 300.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!