As cenas foram flagradas nos primeiros dias de outubro: são vários ratos abrigados nas pedras que fazem o enrocamento da praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Natal. Além do impacto no cenário turístico da zona sul da cidade, os bichos podem transmitir doenças como a leptospirose.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal afirma que o Centro de Controle de Zoonoses executa a desratização a cada quatro meses, porém, o lixo descartado de forma indevida, inclusive restos de comida, favorece o ressurgimento da praga urbana.
De acordo com o município, a última desratização aconteceu em junho, com aplicação de raticida em iscas armadilha.
Alessandre Medeiros, técnico do Centro de Controle de Zoonoses, afirma que a nova desratização vai começar na próxima semana, com aplicação do raticida em Ponta Negra e em outros pontos da cidade, porém ele considerou que a população deve contribuir no combate à proliferação dos ratos descartando lixo nos locais corretos.
"O material que usamos é feito com base em trigo, mas acaba 'concorrendo' com outros restos de alimentos que são deixados na praia", ressaltou.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!