sábado, outubro 24, 2020

Coligação “Itaú para o povo, com o povo” entra com pedido de liminar para impedir divulgação de pesquisa; seria por medo do resultado?



Após a notícia de que seria divulgada uma pesquisa registrada neste domingo (25), as redes sociais do município de Itaú ficaram bastante movimentadas nos últimos dias, e a oposição com a pulga atrás da orelha, primeiro para saber quem seria o mandante da pesquisa, em seguida a preocupação com a data da divulgação.

A princípio era notório perceber a alegria da oposição em ver que a data da divulgação condizia com uma manifestação política, levando a crer que isso era benéfico, mas a alegria durou pouco, ao invés da alegria, veio à preocupação, porque a oposição e situação não tinham encomendado nenhuma pesquisa, em seguida o jeito foi movimentar as redes sociais para que não acreditassem no que estava sendo anunciado por um blogueiro do município de Caraúbas sobre o registro e posterior divulgação da pesquisa. Agora era procurar uma forma de que a mesma não fosse divulgada.

Segundo a nota divulgada pela oposição a pesquisa seria falsa: “vão passando pras pessoas próximas a vocês que será Divulgada uma pesquisa deles, que foi feita dia 13 e será Divulgada só dia 25. E não retrata a REALIDADE, e outra, foi contratada por um blogueiro que vive fazendo matérias tendenciosa a favor do pezão.” Diz texto de um eleitor da rede social whatshapp.

Veja: 




Dia 25 é dia da manifestação da coligação “Itaú para o povo, com o povo” formada pelos partidos PP e PSB e com os rumores de que a divulgação poderia ser um balde de água fria, os mesmo procuram todos os meios para impedir a divulgação, seria por temer o resultado?

Não tem outra explicação para o caso explicito, pois segundo a própria liminar a oposição alega que os representados realizaram pesquisa eleitoral para posterior divulgação de forma irregular, onde as irregularidades são: falta de indicação de origem dos recursos para contratação, indicação das fontes públicas dos dados utilizados e falta de assinatura com certificação digital do estatístico responsável pela pesquisa. Reforça, ainda, que não foi juntado nenhum documento pela empresa, ao registrar tal pesquisa, que conste assinatura digital de profissional responsável pelo objeto em análise. Pedindo assim que seja suspensa e impedida a divulgação da mencionada pesquisa eleitoral.

Assim o Juíz Evaldo Dantas Segundo da 45ª Zona Eleitoral de Apodi decidiu impedir a divulgação da pesquisa por não haver verificado apenas a presença do certificado digital de profissional responsável pelo evento, dando aos representados para apresentar defesa no prazo de 02(dois) dias. Após, apresentada ou não defesa, intime-se o MPE para manifestar-se no prazo de 01(um) dia. Determinando  aos Representados que se abstenha de divulgar a pesquisa eleitoral registrada sob o número RN-02794/2020, nos moldes das possibilidades contidas na Resolução 23.600/19, sob pena de multa pelo descumprimento, no importe de R$ 53.205,00 (Cinquenta e três mil duzentos e cinco reais). 


Assim fica a pergunta no ar: Qual o medo da divulgação da pesquisa no domingo? Se há algo errado na pesquisa porque não esperar a divulgação para depois entrar com uma representação tendo a certeza da multa?

O curioso é que a oposição não questionou o resultado, ou seja, não foram em cima dos números, não estão contrapondo o resultado da pesquisa e sim a falta de assinatura digital do estatuto.
Isso seria porque os números iriam mostrar que estariam ficando para trás? Perdendo; segundo a pesquisa? 
Ainda de acordo com o que o blog Cidade News Itaú apurou, não tem como incluir a tal assinatura eletrônica pelo sistema de registro pelo site.
Agora resta esperar a decisão Juiz, após avaliar a documentação e a assinatura digital para liberação da divulgação da pesquisa, ou se realmente a oposição estão certos de que a pesquisa não preenche os requisitos necessários para ser divulgada!

Esperemos então os próximos capítulos

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!