A Polícia Civil do Rio Grande do Norte emitiu um "alerta" sobre um golpe romântico virtual que está sendo aplicado por meio das redes sociais e quase vitimou uma idosa de 68 anos, moradora de Natal. De acordo com a corporação, o crime é conhecido como “Golpe do Don Juan” e vem sendo aplicado desde 2019, em vários estados brasileiros e em outros países do mundo.
Golpe é realizado pela internet — Foto: Reprodução/ RPC Curitiba
Em um dos casos que chegou ao conhecimento da Polícia Civil no estado, a mulher de 68 anos manteve conversas por meio de uma rede social com uma pessoas que se passava por um homem de aproximadamente 75 anos que morava em Israel, era militar da reserva, divorciado, e que desejava iniciar um relacionamento sério.
Nas conversas, o golpista falava de sua suposta família e da vontade de viajar ao Brasil. Após desconfiança de familiares e diversos pedidos de videochamada negados, a mulher procurou a Polícia Civil, que verificou se tratar de um perfil falso.
De acordo com as investigações, os golpistas criam um perfil em sites/aplicativos de relacionamento ou redes sociais, com o objetivo de se aproximar das vítimas, demonstrando ser uma pessoa bem-sucedida que quer ter um relacionamento sério. Além disso, na maioria dos casos, eles se apresentam como um policial estrangeiro, militar ou empresário.
Após o contato inicial e, consequentemente, conquista da confiança da vítima, com declarações de amor, fotos e experiências pessoais, o golpista informa que precisará de dinheiro, pois alguém da família está em apuros ou que ele deseja viajar para encontrar a vítima.
Ainda segundo a polícia, os golpistas usam de alguma desculpa para pedir para a vítima depositar dinheiro em uma conta corrente. Logo depois que as mulheres realizam o depósito com o valor solicitado, eles param de manter contato com as vítimas.
Em caso de a pessoa ser vítima do golpe ou identificar que se trata de um perfil falso, deverá denunciar na rede social utilizada. A polícia ainda recomenda que se faça um boletim de ocorrência. É possível fazer registro por meio da Delegacia Virtual, no site da instituição.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!