Páginas

quinta-feira, agosto 13, 2020

Estoque de sangue do tipo O negativo zera no Hemocentro de Mossoró

O estoque de bolsas de sangue do tipo O negativo zerou no Hemocentro de Mossoró. A unidade precisou solicitar sangue nos Hemocentros de Natal e de Apodi, na região Oeste. De acordo com o serviço social, nesta época do ano há uma queda natural nos estoques, mas o problema foi agravado pela pandemia do novo coronavírus, o que reduziu o número de doadores voluntários.


Hemocentro de Mossoró precisa de sangue do tipo O negativo — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca
Hemocentro de Mossoró precisa de sangue do tipo O negativo — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


Em Mossoró, há uma queda na doação de sangue de todos os tipos, mas a situação mais crítica é a do O negativo. O tipo sanguíneo é utilizado principalmente para as doações de emergência, quando não é possível identificar o tipo sanguíneo do paciente. O sangue O negativo é conhecido como doador universal, porque pode ser utilizado em pessoas com qualquer tipo sanguíneo.


"Ficamos completamente zerados. Na segunda-feira (10) tivemos que ir pegar em Natal e Apodi que são nossos parceiros. Por causa dessa falta, algumas cirurgias eletivas foram suspensas e os pacientes ficaram aguardando a chegada desse sangue. Geralmente, a gente consegue ir repondo o estoque gradativamente, mas as doações que estamos recebendo não têm sido suficientes para atender a demanda atual", explica o bioquímico do Hemocentro, José Filho.


Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Normalmente, a unidade de Mossoró recebe cerca de 60 doadores por dia. Mas, até a tarde desta quarta (12), apenas 28 pessoas foram doar e a maioria delas procurou a unidade porque algum parente ou amigo necessita de sangue para uma cirurgia eletiva.


Foi o caso de Eliel de França, que buscou a unidade para doar sangue para o pai que vai fazer uma cirurgia. "Ele vai fazer a cirurgia de próstata e precisava de doações", conta.


O serviço social pede que voluntários procurem a unidade para fazer doações. O Hemocentro em Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, no bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 17h.


Doação

Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que preencha alguns requisitos:


Ter entre 16 e 69 anos;

Em caso de menores de 18 anos, estar junto com o responsável legal e apresentar um documento oficial com foto;

Estar bem alimentado e com boa saúde;

Pesar mais de 50 kg;

Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!