O incêndio que atingiu o prédio da Secretaria de Saúde de Botucatu (SP) na madrugada deste sábado (11) destruiu milhares de testes de Covid-19 e suplementos alimentares. Segundo o secretário de Saúde, André Spadaro, a pasta perdeu R$ 300 mil só de leite especial.
Incêndio na Secretaria de Saúde destruiu suplementos alimentares em Botucatu — Foto: Guilherme Torres/Prefeitura de Botucatu
O secretário informou que o fogo queimou pelo menos 2 mil testes rápidos e 3 mil kits de coleta do teste PCR.
“Tínhamos recebido essa semana uma grande quantidade de suplementos alimentares, leites especiais para crianças que têm algum tipo de alergia. Só de leite tinha R$ 300 mil. Mas a mensagem mais importante é que toda nossa equipe está bem, ninguém se feriu. Agora a questão material vamos ter que correr atrás”, explicou Spadaro.
Polícia científica esteve no local para apurar as causas do incêndio em Botucatu — Foto: Guilherme Torres/Prefeitura de Botucatu
Apesar da perda dos milhares de testes para Covid, o secretário garantiu que o programa de testagem na cidade não será interrompido, pois a Secretaria possui estoques em outras unidades e vai receber mais 14 mil testes rápidos nesta semana.
“Estamos muito abalados com a situação, mas estamos fazendo o rescaldo, vendo o que tinha nos almoxarifados e vendo que ações podemos tomar de imediato”, comenta.
De acordo com a prefeitura de Botucatu, no local também tinham móveis que seriam levados a novas unidades de saúde do município, equipamentos de proteção individual (EPIs), documentos, eletrodomésticos, entre outros objetos.
Além disso, o incêndio deixou a Central Coronavírus, que fica no prédio ao lado da Secretaria, sem energia. Por isso, o atendimento ficou sem funcionar por cerca de duas horas durante a manhã deste sábado, mas já está com os serviços restabelecidos.
Causas
Corpo de Bombeiros informou que o fogo começou em um vagão de madeira nos fundos do prédio em Botucatu — Foto: Guilherme Torres/Prefeitura de Botucatu
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um vagão de madeira que estava abandonado na linha férrea nos fundos do prédio da Secretaria de Saúde. As chamas se espalharam atingindo as salas do prédio, onde estavam os testes.
A polícia científica esteve no local para apurar as causas do incêndio e a Polícia Civil vai investigar a possibilidade do incêndio ter sido criminoso.
Polícia vai investigar se incêndio na Secretaria de Saúde de Botucatu foi criminoso — Foto: Guilherme Torres/Prefeitura de Botucatu
Em nota, a Rumo esclareceu que o vagão incendiado não é arrendado da concessionária, mas que estava apoiando as tratativas de retirada do vagão do local, junto ao DNIT.
A concessionária também informou que mantém equipes de vigilância que fazem fiscalizações nas áreas sob sua responsabilidade para tentar coibir atos como o incêndio, mas que a empresa não tem poder de polícia. Por fim, disse que está colaborando com as investigações.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!