Os Estados Unidos chegaram nesta quinta-feira (23) à marca de 4 milhões de casos de novo coronavírus confirmados, mostra levantamento da Universidade Johns Hopkins. No país, a Covid-19 matou mais de 143 mil pessoas.
Profissional da saúde protesta em frente a hospital na Califórnia por mais proteção contra o coronavírus, em foto de 22 de julho — Foto: Mike Blake/Reuters
País mais atingido pelo novo coronavírus, os EUA foram de 3 milhões a 4 milhões de casos confirmados em apenas 15 dias, o que mostra a aceleração da pandemia por lá. Do primeiro registro à confirmação de 1 milhão de casos, passaram-se três meses. Veja a evolução abaixo:
21 de janeiro: primeiro caso confirmado nos EUA
28 de abril: 1 milhão de casos
11 de junho: 2 milhões de casos
8 de julho: 3 milhões de casos
23 de julho: 4 milhões de casos
O surto mais grave da doença no país aconteceu em Nova York, entre março e abril, quando mais de 1 mil mortes eram registradas por dia. Após medidas de supressão, como um lockdown, o contágio pelo novo coronavírus caiu drasticamente e a maior cidade dos EUA iniciou reabertura.
No entanto, estados no sul dos EUA como Flórida, Texas e Califórnia viram os casos de Covid-19 explodirem nas últimas semanas. Esses e outros estados tiveram de reverter o processo de reabertura, iniciado antes mesmo da queda nos índices da epidemia.
Tendo em vista a piora nos números do coronavírus e a queda na popularidade às vésperas das eleições, o presidente Donald Trump passou a defender o uso de máscaras em público e o distanciamento social. Ele também prometeu entregar vacinas ainda neste ano.
País mais atingido pela Covid-19
Em números absolutos, e desconsiderando casos não notificados, os Estados Unidos são o país mais afetados pela doença. Foi o primeiro, inclusive, a ter mais de 1 milhão de casos confirmados do novo coronavírus.
Além dos EUA, somente Brasil e Índia registram mais de 1 milhão de diagnósticos do vírus causador da Covid-19. No país asiático, a marca foi atingida há seis dias.
O Brasil já registra mais de 2 milhões de casos e mais de 80 mil mortes pelo novo coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa desta quinta.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!