quarta-feira, julho 29, 2020

Auxílio Emergencial: Pagamentos aos 805,3 mil novos pedidos devem começar na semana que vem, diz presidente da Caixa

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse nesta quarta-feira (29) que o novo lote de aprovados após contestação para o Auxílio Emergencial devem iniciar os recebimentos na semana que vem.

Auxílio Emergencial: Pagamentos aos 805,3 mil novos pedidos devem ...

A Dataprev, empresa que faz o cruzamento de dados dos trabalhadores que fazem o pedido do Auxílio Emergencial, informou nesta terça-feira que 805.318 recursos foram aceitos, feitos por meio do aplicativo e site do Auxílio entre 23 de abril e 19 de julho.

De acordo com Guimarães, o banco aguarda envio do calendário de pagamento por parte do Ministério da Cidadania para que possa operacionalizar. Isso porque o pagamento do Auxílio Emergencial não é feito com recursos da Caixa, mas repassados pelo Tesouro Nacional ao Ministério, que encaminha para o banco.

A expectativa é que o trâmite seja realizado até o fim desta semana, para que os pagamentos se iniciem no meio da semana que vem. Guimarães diz que a Caixa precisa de dois dias para operacionalizar a transferência aos beneficiários.

"Vamos colocar [os novos beneficiários] na mesma esteira do pagamento dos ciclos e aquelas pessoas que nasceram em janeiro, fevereiro e março – ou seja, que nós já começamos a realizar o pagamento –, nós vamos acelerar o pagamento", explica Guimarães.


"Depois, vamos realizar o pagamento no mesmo calendário dos ciclos que anunciamos para que não tenha confusão. Ou seja, vamos adequar esses 800 mil ao mesmo calendário dos demais", diz.
O G1 tem o calendário completo do benefício. Os solicitantes podem conferir os resultados dos seus requerimentos no portal de consultas da Dataprev.

Novos aprovados
O G1 entrou em contato com o Ministério da Cidadania para saber quando o pagamento do benefício será feito a mais esse lote de aprovados e aguarda resposta. A Dataprev não informou previsão de pagamento para esses novos aprovados.

Atualmente, 903.719 pessoas estão com os cadastros classificados como “inconclusivos” nos sistemas e ainda podem complementar as informações pessoais por meio do aplicativo e site do Auxílio. Outros 123.007 cadastros estão em processamento pela Dataprev – 0,08% de todo cruzamento de dados realizado.

Com mais esse lote de aprovados, o número de beneficiários elegíveis para receber o Auxílio Emergencial chegou a 66,9 milhões, incluindo os três grupos do programa: Informais, Bolsa Família e Cadastro Único:

37,22 milhões são os inscritos pelo app e site
19,22 milhões são beneficiários do Bolsa Família
10,49 milhões são do CadÚnico
Desde o início do programa, 150,5 milhões de requerimentos foram processados e a Dataprev finalizou o processamento de 99,92% de todos os pedidos.

A atuação da Dataprev no reconhecimento do direito do cidadão está restrita apenas à primeira parcela do benefício. A reavaliação dos cadastros e autorização para pagamento das demais parcelas são hoje realizadas pelo Ministério da Cidadania.

O cruzamento de dados pela Dataprev é feito com as informações disponíveis de várias bases oficiais. Casos de fraude e resultados diferentes do esperado não estão ligados ao trabalho de processamento da empresa. As conclusões dos pedidos dependem:

da veracidade das informações autodeclaradas pelo cidadão;
da abrangência, precisão e atualidade das informações que estão nas bases oficiais.

Bloqueio de contas
A suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial levou a Caixa a bloquear 'centenas de milhares' de contas contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.

De acordo com a Caixa, a maioria das contas bloqueadas foram utilizadas por hackers, que se aproveitaram da liberação para utilizar um mesmo celular para cadastrar vários pedidos do Auxílio Emergencial. Ele ressaltou, no entanto, que pessoas honestas também foram penalizadas pela medida de bloqueio.

O Ministério da Cidadania informou que 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para bloqueio e realização de uma verificação detalhada por suspeita de fraudes. Não é possível ainda afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício.

Mas, segundo o presidente da Caixa, há uma separação de fraudes constatadas pela Caixa e pelo Ministério. Segundo ele, os CPFs em questão têm problemas de natureza de cadastro e elegibilidade para o Auxílio Emergencial, e pertencem a um banco de dados que a Caixa não acessa. Guimarães diz que o banco apenas acata a decisão do Ministério para realizar pagamentos. Os bloqueios realizados pela Caixa são de fraudes operacionais, como criação de contas cujo dinheiro foi desviado.

Em resposta às fraudes identificadas, o banco dividiu as contas bloqueadas em dois grupos, que recebem mensagens diferentes pelo app de acordo com o problema identificado pelo banco. As fraudes propriamente ditas são 51% do total. As inconsistências cadastrais, 49%.

Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas e receberam no aplicativo Caixa Tem a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem procurar a agência para comprovar sua identidade de acordo com um calendário. São essas as pessoas cujas contas estão sob suspeita de fraude.

O banco também bloqueou acesso de contas por inconsistências de documentação, que podem ser resolvidas pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir pessoalmente à agência e pode resolver pelo aplicativo.

É preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida. No menu "Liberar Acesso", o beneficiário receberá uma mensagem dizendo "Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp". Em seguida, um outra diz "Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO".

Fonte: G1

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