A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (17), que vai começar os testes clínicos de dois protótipos de vacinas contra a Covid-19 em humanos.
Agente de saúde tira amostra de sangue de recruta militar para teste rápido de Covid-19 na cidade de Vladivostok, no extremo leste da Rússia, no dia 4 de junho. — Foto: Pavel Korolyov / AFP
Um grupo de 76 voluntários foi recrutado: metade vai receber a vacina em forma "líquida" e a outra, em forma "liofilizada" (a liofilização é uma espécie de "desidratação da vacina", que estabiliza a molécula). Eles receberão as doses na quinta (18) e na sexta-feira (19).
O Ministério da Saúde russo não deu mais detalhes sobre a composição das vacinas.
Os voluntários já ficaram em isolamento por 14 dias e permanecerão por mais 28, em duas clínicas de Moscou. Seu estado de saúde será monitorado: eles passarão por avaliações de imunidade e de possíveis efeitos colaterais.
A Rússia é o terceiro país com mais casos de Covid-19 no mundo, atrás apenas do Brasil e dos Estados Unidos, segundo monitoramento da universidade americana Johns Hopkins. Às 20h desta quarta (17), o país tinha 7.468 mortes pela doença.
Antiviral
Há duas semanas, o país certificou um antiviral para combater o novo coronavírus. O medicamento, que é uma versão modificada de uma substância japonesa, mostrou "alta eficácia" em ensaios clínicos feitos com 330 pacientes em 35 centros médicos russos, segundo o fundo estatal do país.
De acordo com o fundo, o remédio começou a ser distribuído na semana passada a hospitais em várias regiões da Rússia. A previsão é de que sejam entregues 60 mil doses neste mês.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!