A Universidade Federal do Rio Grande do Norte somará mais esforços com a Prefeitura do Natal no trabalho de testagem da população para o novo coronavírus. A decisão foi tomada em vídeo-conferência realizada neste sábado (20) entre o prefeito Álvaro Dias, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz, a diretora do Instituto de Medicina Tropical, Selma Bezerra Jerônimo, a médica infectologista Eliana Tomaz, o secretário de Saúde, George Antunes, e a secretária-adjunta da SMS, Rayane Araújo.
Testes para Covid-19 serão ampliados na capital
Com a nova parceria estabelecida, será possível oferecer mais testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde de Natal e expandir os diagnósticos que já vêm sendo feitos para os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 no Município. A ação conjunta entre a Prefeitura e a UFRN vai permitir a testagem de 220 pessoas por dia.
Os testes já vinham sendo realizados nas quatro Unidades de Pronto Atendimento em Natal e no Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, além do Hospital de Campanha. O trabalho alcançava a média de 80 testadas diariamente. Média que vai praticamente triplicar até a próxima terça-feira (23), quando a ampliação do atendimento será implantada na rede pública de Natal.
A estratégia de atuação no combate ao coronavírus é fazer a busca ativa dos possíveis infectados, direcioná-los para um tratamento adequado e tentar evitar que continuem disseminando o vírus e que cheguem ao estágio grave da doença.
“Fico muito satisfeito pelo trabalho que está sendo feito e ainda mais por contar agora com a parceria importante e fundamental da UFRN, através do Instituto de Medicina Tropical, para ampliar a testagem e ter uma estratégia de atuação que, junto com um protocolo de atendimento e com uma terapêutica adequada, busca somar esforços para diminuir o número de casos graves e evitar óbitos” afirma o prefeito Álvaro Dias.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, celebra mais um acordo que se junta a outros já promovidos com a Prefeitura no combate à disseminação do novo coronavírus. “Além dos testes nas UPAs e em outras unidades, a UFRN já estava trabalhando em parceria no fornecimento de álcool gel e de medicamentos importantes para estas ações contra a Covid-19. Como instituição pública, precisamos apoiar e ajudar trabalhos como o que a Prefeitura vem realizando”, explica o reitor.
Para a diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Selma Bezerra Jerônimo, a realização de testes rápidos também nas UBS e junto aos servidores da Saúde vai contribuir para desafogar as UPAs, que estão registrando o dobro de atendimentos de sua capacidade. “Com os testes estando disponíveis em mais unidades, evita-se que as pessoas sobrecarreguem as UPAs e dependam apenas delas para receber esse atendimento”, resume a diretora.
Testes já aplicados
Os testes rápidos que vêm sendo aplicados pela Prefeitura desde o início da semana abrem a possibilidade de um tratamento mais eficaz da doença quando detectada precocemente. Os testes começaram a ser aplicados no sistema drive thru, na Arena das Dunas, prioritariamente entre idosos e pessoas com comorbidades, para garantir a segurança e evitar aglomerações em filas, já que os pacientes não saem dos automóveis.
Ao mesmo tempo, estão sendo testados os profissionais da saúde, começando pelos que trabalham nas urgências e emergências. Há ainda um trabalho paralelo de testagem realizado nos abrigos de longa permanência de idosos e com moradores em situação de rua assistidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas).
Nos quatro dias na Arena das Dunas, foram realizados 5.425 testes, dos quais 924 pessoas apresentaram resultado positivo para a infecção e devem ser atendidas em uma unidade de saúde para, se for o caso, começar o tratamento imediatamente ou fazer novos exames para confirmar, a critério da análise médica. Além de serem isolados do contato com outras pessoas, para não transmitirem a doença.
Na próxima terça-feira (23), será dado início ao mesmo tipo de trabalho no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. Agora, com a parceria com a UFRN, o serviço será aprofundado com mais equipes e testes para serem aplicados.
Fonte: Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!