Os pilotos de um avião do Paquistão que caiu no mês passado estavam distraídos conversando sobre a pandemia de coronavírus durante o voo antes de uma tentativa fracassada de pousar, de acordo com um relatório apresentado nesta quarta-feira (24).
Ambulâncias tentam prestar socorro às vítimas de uma queda de avião perto do aeroporto de Karachi, no Paquistão, em maio de 2020 — Foto: Akhtar Soomro/Reuters
Morreram 97 pessoas no acidente, que aconteceu no dia 22 de maio.
O ministro da Aviação do país, Ghulam Sarwar Khan, fez uma apresentação no Parlamento. Ele afirmou que os pilotos e os oficiais de tráfego aéreo não seguiram os procedimentos de segurança, o que resultou na queda do avião.
Os pilotos não estavam concentrados por causa da pandemia de coronavírus, e o avião não tinha problemas técnicos, ele afirmou.
“Infelizmente, a discussão era só sobre corona. Era o tema que dominava as mentes deles. As suas famílias tinham sido afetadas, e eles estavam discutindo isso.”
A investigação mostrou que o piloto não mencionou nenhuma falha técnica na aterrisagem final. O avião estava voando a 2.200 metros quando estava a 16 quilômetros da pista, mas deveria estar muito mais próximo, a 762 metros.
O controle de tráfego aéreo avisou a aeronave da irregularidade, e recomendou que ele não pousasse, mas desse uma volta a mais. O piloto ignorou a instrução e voltou a falar sobre coronavírus.
O avião, um Airbus A320, caiu na cidade de Karachi no dia 22 de maio. Em uma segunda tentativa de pouso, ele estava a um quilômetro da pista.
Nas gravações de informações do voo, é possível ver que o trem de pouso estava levantado.
As últimas palavras do piloto foram “Deus, Deus, Deus”.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!