A Prefeitura de Natal anunciou que vai fazer testes rápidos para o coronavírus na Arena das Dunas a partir desta terça-feira (16). Os exames vão ser realizados no sistema de "drive thru", com os pacientes nos veículos, e o foco é em principalmente em idosos, além de pessoas com comorbidades e sintomáticos. Ao todo, de acordo com o Executivo, foram adquiridos 25 mil testes.
Os testes serão feitos das 8h às 17h e levam cerca de 20 minutos para ficarem prontos - ao todo, serão cerca de 900 por dia. "Quem quiser passar e não puder esperar pelo resultado, consegue acessar o exame online", explicou a coordenadora da ação da prefeitura, Danielle Mafra. A entrada será feita pelo portão P1 do estádio.
Segundo Mafra, os testes serão preferencialmente para pessoas acima de 60 anos que são sintomáticas da Covid-19 e será cobrado comprovante de residência na cidade, que pode pertencer até a um parente de primeiro grau.
"O nosso foco vai ser testar idosos, porque é a nossa população que está sendo mais acometida da gravidade da doença. E preferencialmente que os idosos sejam sintomáticos nos últimos 7 dias ou que estejam com sintomas naquele período da testagem. Quanto mais se enquadrar nesse perfil, mais fidedignidade terá o teste".
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os testes foram comprados pela própria Prefeitura de Natal. Parte desses 25 mil testes serão distribuídos também para as 11 Unidades Básicas de Saúde de Natal, de acordo com o prefeito Álvaro Dias. Além disso, 2 mil deles vão ser para testagem de servidores, como guardas municipais e garis.
O prefeito explicou que pacientes sintomáticos que não tenham carro ou que prefiram não fazer o teste no drive thru da Arena das Dunas devem procurar os postos de saúde. "Nós vamos disponibilizar também testes pra aquelas pessoas que tiverem os sintomas ou comorbidades e quiserem fazer. Eles vão estar disponibilizados nos postos de saúde", falou.
"Nós pretendemos na Arena das Dunas atender quem for de automóvel. Vai ser uma forma mais rápida e mais prática de atender o maior número de pessoas num espaço de tempo menor possível".
Álvaro Dias explicou que caso o paciente tenha o resultado positivo, na própria Arena das Dunas ele receberá as recomendações clínicas necessárias de acordo com a gravidade.
O prefeito falou ainda que o atendimento por 'drive thru' será ampliado a partir da próxima semana. No dia 23, ele passará a ser feito também no entorno do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. "Inicialmente nós vamos centralizar na Arena das Dunas. Se houver necessidade, há possibilidade de a gente expandir não só para a Zona Norte, como para a Zona Oeste".
Teste rápido para detecção do coronavírus — Foto: Wellington Carvalho/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!