Depois de anunciar que o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil teria acontecido em janeiro, o Ministério da Saúde corrigiu a data nesta sexta-feira, 3, e atribuiu o erro à Secretaria de Saúde de Minas Gerais, que fez o castramento da notificação no sistema.
Ministério da Saúde corrige informação sobre o primeiro caso de coronavírus no país
De acordo com a pasta, a paciente mineira, que havia sido anunciada ontem como a primeira infectada, começou a apresentar os sintomas em 25 de março e não em 23 de janeiro, como informado em coletiva de imprensa.
Veja a nota:
“O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados.”
Dessa forma, o caso mais antigo do vírus no país continua sendo o de fevereiro, em São Paulo, de um homem de 61 anos, que havia retornado da Itália.
A confusão nas datas ocorreu porque a pasta está realizando uma “investigação retrospectiva” dos pacientes internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave no país.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, a investigação retroativa também foi feita com o vírus da zika. “Inicialmente achávamos que os primeiros casos eram de abril de 2015; um ano depois, com investigação retrospectiva, identificamos que havia casos em banco de sangue na região amazônica desde abril de 2014.”
De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, divulgada na quinta-feira, o Brasil registra 7.910 casos confirmados de coronavírus e 299 mortes.
Fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!