Páginas

quarta-feira, março 04, 2020

Professores da rede estadual aprovam greve por tempo indeterminado

Os professores do Rio Grande do Norte aprovaram, na tarde desta quarta-feira (4), greve por tempo indeterminado na Educação do Estado. A principal cobrança é o reajuste de 12,84% no salário dos professores. 

Resultado de imagem para Professores da rede estadual aprovam greve por tempo indeterminado
Créditos: Ícaro Carvalho
Categoria discutiu sobre a possibilidade de greve em assembleia

Representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), os professores não aceitaram a proposta do Governo do Estado, feita na tarde da terça-feira (3). 

Na proposta do Governo, o reajuste de 12,84% seria implantado em três parcelas de 4,11%. Para os trabalhadores da ativa, o reajuste seria implantado em junho, setembro e dezembro de 2020. Já para os inativos, o aditivo no valor seria implementado em agosto, outubro e dezembro. 

O Sindicato irá levar uma contraproposta ao Governo do Estado nos próximos dias. A proposição aprovada é de que o reajuste deve ser implementado de imediato e que o retroativo, referente a janeiro, fevereiro e março, seja pago em três parcelas. 

Na proposta do Governo, a implantação do retroativo seria feita em 24 parcelas a partir de janeiro de 2021. No texto, assinado pelo secretário de Educação, Getúlio Marques, o Executivo diz que "se compromete a antecipar integralmente o pagamento de todas as parcelas, a qualquer tempo, no momento do recebimento dos valores da diferença ou do saldo do Fundef, processo já julgado pelo Supremo Tribunal Federal com decisão favorável ao Estado do Rio Grande do Norte", diz.

O texto também é assinado pelo secretário chefe da Casa Civil do RN, Raimundo Alves, e a secretária de Administração, Virgínia Ferreira.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação da Cultura do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) afirmou que aguarda a apresentação, por parte do sindicato, de uma contraproposta para reajuste e uma nova reunião deverá ser marcada nos próximos dias. 

Leia na íntegra:
Após a assembleia realizada pelo SINTE/RN, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN informa que respeita o posicionamento dos professores e informa que o canal de diálogo com a categoria continua aberto. A proposta para reajuste do piso do magistério potiguar foi encaminhada ontem, dia 3 de março, após reunião com a categoria, dando continuidade à mesa de negociações. A Secretaria de Educação aguarda a apresentação, por parte do sindicato, de uma contraproposta para reajuste, observando o atual cenário econômico do Estado. Um nova reunião com o sindicato deve ser marcada nos próximos dias.

Atualizada às 17h27 para correção na nota da SEEC

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!