Páginas

domingo, março 15, 2020

Passageiro de navio de cruzeiro retido no Recife tem novo coronavírus

Resultado de imagem para Passageiro de navio de cruzeiro retido no Recife tem novo coronavírusDeu positivo o teste para o novo coronavírus feito pelo passageiro de um navio atracado no Recife. Mais de 600 pessoas são mantidas em isolamento.

O passageiro com coronavírus é um canadense de 78 anos. O resultado do exame dele foi anunciado no fim da tarde.

“Ele testou positivo para a Covid-19 e nós fizemos a contraprova para certificar na Fiocruz do Rio os exames aqui em Pernambuco”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A Secretaria de Saúde espera ainda o exame da turista irlandesa, que também estava no navio. Ela e o canadense estão internados em um hospital do Recife em observação e sem previsão de alta.

O navio está retido no porto desde quinta-feira (12). A Polícia Federal revisou o número de pessoas no cruzeiro. São 609 de 18 nacionalidades, a maioria é dos Estados Unidos e do Reino Unido, e sete delas são brasileiras.

O governador de Pernambuco está discutindo com o Ministério da Saúde, a Anvisa e a empresa responsável pelo cruzeiro um plano para retirar as pessoas do navio de forma segura e permitir que elas retornem para casa. A embarcação continua atracada no porto do Recife sem poder seguir viagem. Mas, por enquanto, não foi decretada quarentena.


O diretor regional da Anvisa em Pernambuco, Olimar Cardoso, falou que o canadense e a irlandesa não passearam pelo Recife. Sobre os outros passageiros, ele disse que até agora mais ninguém apresentou sintomas do novo coronavírus.

“Os passageiros estão na sua cabine, eles recebem suas refeições na cabine e, em determinados momentos do dia, o comando da embarcação, em pequenos grupos, permite uma circulação dentro da embarcação, porque é uma situação que ninguém gosta de passar”, disse Cardoso.

No aeroporto do Recife, quatro pessoas de uma família que chegou de Portugal foram levadas para um hospital. Pai e filho estavam com tosse e febre; mãe e filha não tinham sintomas. Os outros passageiros que estavam no mesmo avião foram cadastrados e orientados a procurar a Anvisa ou a Secretaria de Saúde se apresentarem sinais da doença.

O Ministério da Saúde revisou a decisão, de sexta (13), de suspender todos os cruzeiros marítimos que iniciariam viagem. Depois de conversar com representantes dos estados e dos municípios, o ministério informou que será responsabilidade das autoridades locais analisar e autorizar as viagens. O governo de Pernambuco proibiu a passagem de navios de turismo pelo estado. Oito embarcações com mais de 11 mil turistas eram esperadas no Recife até o fim do mês.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!